Your browser doesn't support javascript.
loading
Perfil epidemiológico e histopatológico de 642 casos de carcinoma basocelular de cabeça e pescoço operados em uma instituição terciária / Epidemiological and histopathological profile of 642 cases of basal cell carcinoma of head and neck surgery in a tertiary institution
Martins Magacho de Andrade, Natália; Bandiera de Oliveira Santos, André; Lourenço, Silvia Vanessa; Festa Neto, Cyro; Cernea, Claudio Roberto; Garcia Brandão, Lenine.
  • Martins Magacho de Andrade, Natália; Médico Residente do quarto ano de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo..
  • Bandiera de Oliveira Santos, André; Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Assistente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)..
  • Lourenço, Silvia Vanessa; Professora Livre Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo..
  • Festa Neto, Cyro; Professor Titular da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo..
  • Cernea, Claudio Roberto; Professor Livre Docente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Garcia Brandão, Lenine; Professor Titular da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639256
RESUMO
Introdução: Carcinoma basocelular (CBC) é o câncer de pelemais frequente. A maioria dos CBCs tem comportamentoindolente, com cura em 95% dos casos após tratamentolocal. Uma pequena parcela corresponde a lesões de altamorbidade tratadas pela Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP).A caracterização desses casos é pouco encontrada. Objetivo:Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes operados ecaracterísticas anatomopatológicas de CBCs em uma instituiçãoterciária. Método: Prontuários de 642 pacientes operados porCBC foram analisados, sendo comparados os dados de 322casos tratados pela CCP (grupo CCP) com 320 pela Dermatologia(grupo Derma). Sexo, idade, localização do tumor primário,zona de acometimento, tamanho, subtipo histológico e invasõesperineural e angiolinfática foram avaliados. Resultados: 51,8%dos pacientes do grupo CCP e 45,9% do grupo Derma eramhomens (p=0,13). A idade média dos grupos CCP e Dermaforam de 58,8±11,4 e 76,1±10,1 anos (p<0,01). A zona H foisede de 78,9% dos tumores do grupo CCP e 71,9% do grupoDerma (p=0,04). A mediana do tamanho tumoral foi de 2,5cm(1,45-4,0) no grupo CCP e 0,6cm (0,4-1,0) no grupo Derma(p<0,01). Os subtipos esclerodermiforme e adenoide forammais frequentes no grupo CCP (p<0,001), enquanto nodular eesclerosante foram no grupo Derma(p<0,001). Invasão perineuralfoi observada em 22,5% no grupo CCP e 13,2% no grupo Derma(p<0,01). Conclusão: A caracterização dos casos tratados pelaCCP permite maior conhecimento sobre lesões agressivas epossivelmente a identificação precoce dos casos de maior risco.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil