Impacto do escore SYNTAX na estratificação de risco após intervenção coronária percutânea em pacientes não-selcionados / Impact of the SYNTAX score on risk stratification after percutaneous coronaty intervention in non-selected patients
Rev. bras. cardiol. invasiva
; 20(1): 35-40, mar. 2012. tab
Article
em En, Pt
| LILACS, SES-SP
| ID: lil-639992
Biblioteca responsável:
BR44.1
RESUMO
Introdução:
O escore SYNTAX foi desenvolvido como ferramenta para graduar a complexidade angiográfica da doença arterial coronária em pacientes com acometimento de três vasos e/ou com lesão de tronco. Avaliamos seu papel em predizer desfechos clínicos após intervenção coronária percutânea (ICP) em pacientes não-selecionados, tratados na prática diária de um hospital de referência.Métodos:
Análise de pacientes submetidos a ICP entre março e setembro de 2009 e acompanhadospor até 12 meses. Os pacientes foram divididos em tercis de acordo com o escore SYNTAX. O desfecho primáriofoi composto de eventos cardíacos adversos maiores (ECAM) óbito, infarto agudo do miocárdio não-fatal e revascularização do vaso-alvo. O desempenho do escore SYNTAX em predizer ECAM foi avaliado pela curva ROC (Receiver Operator Characteristic).Resultados:
Foram incluídos 234 pacientes com escore SYNTAX médio de 11,6 ± 6,2 pontos. O tercil I apresentouescore SYNTAX < 9 (média de 5,9); o tercil II, > 9 e < 13 (média de 10,8); e o tercil III, > 13 (média de 18,3).No seguimento clínico de 7,2 ± 4,9 meses, a incidência de ECAM foi maior no tercil III em comparação com os tercis I e II (2,5% vs. 6,4% vs. 14,1%; P = 0,0075). A curva ROC mostrou área sob a curva de 0,667 (P = 0,012), indicando moderada capacidade de prever a ocorrência de ECAM nessapopulação.Conclusões:
O escore SYNTAX mostrou ser útil em prever a ocorrência de ECAM em pacientes pós-ICP tratados na prática clínica diária.Palavras-chave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Stents
/
Angioplastia
/
Doença das Coronárias
/
Stents Farmacológicos
Tipo de estudo:
Etiology_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
En
/
Pt
Revista:
Rev. bras. cardiol. invasiva
Assunto da revista:
CARDIOLOGIA
/
CIRURGIA GERAL
Ano de publicação:
2012
Tipo de documento:
Article