Your browser doesn't support javascript.
loading
A AIDS em Santa Catarina, no Brasil: um histórico dos 25 anos da epidemia / AIDS in Santa Catarina, in Brazil: a historic from 25 years of epidemic
Maliska, Isabel Cristina Alves; Padilha, Maria Itayra; Meirelles, Betina H. Schlinwein; Koller, Evely Marlene Pereira; Andrade, Selma Regina.
Afiliação
  • Maliska, Isabel Cristina Alves; Universidade Federal de Santa Catarina. Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Padilha, Maria Itayra; Universidade Federal de Santa catarina. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Meirelles, Betina H. Schlinwein; Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Koller, Evely Marlene Pereira; Universidade do Vale do Itajaí.
  • Andrade, Selma Regina; Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-641430
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
No início da epidemia da AIDS, o Estado de Santa Catarina recebeu destaque na mídia devido à incidência relacionada à transmissão por uso de drogas injetáveis e aos municípios com as mais altas incidências no país. Este estudo objetivou caracterizar a evolução da AIDS nesse estado, bem como analisar os aspectos das políticas públicas estaduais voltadas para esta síndrome. Seguiu o delineamento de pesquisa histórico-descritiva, delimitada no período de 1984 a 2009. As informações obtidas conjugaram pesquisa bibliográfica e documental. A análise foi norteada pelos seguintes temas contextualizando a AIDS no Brasil e em Santa Catarina e a AIDS no estado de Santa Catarina a implementação de políticas públicas em resposta à epidemia. A formulação de políticas e a implementação da rede assistencial se constituíram, à medida que novos casos surgiram, especialmente na faixa litorânea devido à incidência e maior concentração populacional. O estado tenta, entre outros desafios, diminuir as altas incidências por AIDS em relação ao nível nacional, conhecer as populações mais vulneráveis, instituir políticas públicas de prevenção e tratamento e promover a descentralização das ações, visando incorporar as políticas de doenças sexualmente transmissíveis (DST)/AIDS à macropolítica do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
Buscar no Google
Índice: LILACS Tipo de estudo: Screening_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Índice: LILACS Tipo de estudo: Screening_studies País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Article