Your browser doesn't support javascript.
loading
Informação sobre ocupação em registros hospitalares de câncer no estado do Rio de Janeiro / Information on occupation in hospital cancer records in Rio de Janeiro State
Tabalipa, Marianne de Medeiros; Boccolini, Patricia de Moraes Mello; Simões, Diogo Rebello; Chrisman, Juliana de Rezende; Otero, Ubirani Barros; Garbin, Helena Beatriz da Rocha; Turci, Silvana Rubano; Meyer, Armando.
  • Tabalipa, Marianne de Medeiros; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Boccolini, Patricia de Moraes Mello; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Simões, Diogo Rebello; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Chrisman, Juliana de Rezende; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Otero, Ubirani Barros; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Garbin, Helena Beatriz da Rocha; Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente.
  • Turci, Silvana Rubano; Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
  • Meyer, Armando; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 19(3)jul. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-641445
RESUMO
O câncer representa atualmente a terceira causa de morte no mundo, constituindo-se assim em fundamental questão de saúde pública. O objetivo do presente artigo foi caracterizar a população de estudo por neoplasias e avaliar o percentual de preenchimento das informações contidas nos prontuários, com destaque para a ocupação, dos pacientes residentes nos municípios, das microrregiões II e III, da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, diagnosticados no ano de 2006. Neste estudo de série de casos hospitalares, foram coletadas informações sobre casos incidentes de câncer, no ano de 2006, entre indivíduos maiores de 18 anos, residentes em municípios, das microrregiões II e III, da Região Serrana. Tais indivíduos foram atendidos em hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Rio de Janeiro. Nosso estudo observou que, em homens, 50% dos tumores hematológicos avaliados ocorreram em trabalhadores do setor industrial. Além disso, também foi observada a ocorrência de 25% dos casos de câncer nos órgãos digestivos em trabalhadoras do sexo feminino do setor agropecuário. Este estudo teve como principal contribuição apontar a necessidade de melhoria no preenchimento dos prontuários hospitalares, pois eles são uma importante fonte de pesquisa para o melhor entendimento da etiologia do câncer no que tange aos fatores ocupacionais.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil