Your browser doesn't support javascript.
loading
Fatores ambientais e socioeconômicos relacionados à distribuição de casos de leptospirose no Estado de Pernambuco, Brasil, 2001?2009 / Environmental and socioeconomic factors related to the distribution of leptospirosis cases in the state of Pernambuco, Brazil, 2001?2009
Vasconcelos, Cíntia Honório; Fonseca, Fernanda Rodrigues; Lise, Michael Laurence Zini; Arsky, Maria de Lourdes Nobre Simões.
  • Vasconcelos, Cíntia Honório; Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação de Saúde Ambiental. Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
  • Fonseca, Fernanda Rodrigues; Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação de Saúde Ambiental. Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
  • Lise, Michael Laurence Zini; Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação de Saúde Ambiental. Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
  • Arsky, Maria de Lourdes Nobre Simões; Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação de Saúde Ambiental. Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 20(1)jan. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-644864
RESUMO
No Brasil, a leptospirose é endêmica, de caráter sazonal, ocorre em áreas urbanas e rurais, com picos de incidência nos meses de verão, em que ocorre a elevação de índices pluviométricos que favorecem a ocorrência de enchentes e a infecção humana. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores ambientais e socioeconômicos que estão relacionados à transmissão da leptospirose no Estado de Pernambuco, no período de 2001 a 2009. Para entender as possíveis causas associadas à leptospirose, foram utilizadas no estudo variáveis ambientais, socioeconômicas e epidemiológicas da doença nos municípios do Estado de Pernambuco, utilizando o método da regressão linear múltipla. De acordo com o modelo gerado, observou-se que quanto maior a densidade demográfica (?=0,65; p=0,000) e pessoas com nenhuma escolaridade (?=1,19; p=0,000), maiores são as chances de ocorrer leptospirose. Esse modelo explica 63% (R2=0,63) dos casos de leptospirose nessa área de estudo. A leptospirose é uma doença relacionada à baixa condição socioeconômica e precárias condições de infraestrutura e de serviços, que ficam ainda mais debilitados em situações de desastres naturais causados por fortes chuvas.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Cad. saúde colet., (Rio J.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil