Your browser doesn't support javascript.
loading
Prevalência das patologias na concessão de benefícios auxílio-doença em Laguna-(SC), 2007
Mendes, Josiane de Medeiros; Sakae, Thiago Mamôru; Magajewski, Flávio Ricardo Liberali; Rosa Neto, Francisco; Alves, Manoel Bardini.
  • Mendes, Josiane de Medeiros; Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Sakae, Thiago Mamôru; UFSC.
  • Magajewski, Flávio Ricardo Liberali; Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Rosa Neto, Francisco; Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Alves, Manoel Bardini; Universidade do Sul de Santa Catarina.
ACM arq. catarin. med ; 38(4)out.-dez. 2009. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-664867
RESUMO
Introdução: A Previdência Social é um seguropúblico que tem como função garantir à pessoa quecontribui a substituição de sua renda quando ela perde acapacidade de trabalho. O campo de atuação médicopericial expandiu-se muito, crescendo o volume detarefas pela ampliação da abrangência de atividades.Cabe ao Médico Perito, pronunciar-se conclusivamentesobre condições laborativas do examinado, para fins deenquadramento em situações legais pertinentes.Objetivos: Descrever a prevalência das patologiasna concessão de benefícios na Agência do INSS deLaguna ? (SC), no período de 1º de Janeiro a 31 deDezembro de 2007.Métodos: Foi acessado o banco de dadosinformatizado da Previdência Social e realizada a coletados benefícios tipo auxílio-doença, concedidos no períodode 01/01/2007 a 31/12/2007, pela Agência do INSS deLaguna ? (SC). Utilizou-se para descrição dos gruposde patologias que originaram a incapacidade, os códigosde Classificação Estatística Internacional de Doenças eProblemas Relacionados à Saúde, Décima Revisão ?(CID-10).
ABSTRACT
Resultados: Foram realizadas 4666 períciasreferentes a benefício por auxílio-doença no ano de 2007.Observou-se 4023 benefícios concedidos por: Doençasdo sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (35,4% dototal); Transtornos mentais e comportamentais (31,5%);Lesões, envenenamentos, e algumas outrasconseqüências de causas externas (14,9%); Doençasdo aparelho circulatório (12,7%); Doenças do aparelhodigestivo (3,3%); Doenças do aparelho respiratório(2,2%). O tipo de contribuinte mais prevalente foi oEmpregado (a) com 1751 periciados e 96,9% obtiveramparecer favorável.Conclusão: Doenças osteomusculares, transtornosmentais, causas externas e doenças do sistemacirculatório são as principais causas de incapacidadetemporária para o trabalho. Estão associadas a grandeimpacto na economia, e o assunto merece ser discutidopela sociedade. Estudos realizados em outras duascidades brasileiras tiveram resultado semelhante a estetrabalho ao identificar os quatro principais gruposincapacitantes.

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo de prevalência / Fatores de risco / Estudo de rastreamento Idioma: Português Revista: ACM arq. catarin. med Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo de prevalência / Fatores de risco / Estudo de rastreamento Idioma: Português Revista: ACM arq. catarin. med Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil