Your browser doesn't support javascript.
loading
Aspectos epidemiológicos da leptospirose no Brasil, 2000 a 2009 e a avaliação do conhecimento e das atitudes sobre a doença em uma favela na cidade de Salvador, Bahia / Epidemiological aspects of leptospirosis in Brazil, from 2000 to 2009 and evaluation of knowledge and attitudes about the disease in a slum in the city of Salvador, Bahia
Salvador; s.n; 2011. 88 p. ilus, tab, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-673708
RESUMO
A leptospirose é a principal doença infecciosa zoonótica em áreas urbanas nos países em desenvolvimento, porém subnotificada. O conhecimento e as atitudes sobre a leptospirose é desconhecida nas comunidades brasileiras onde a doença é prevalente.

Objetivos:

1) Descrever os casos notificados de leptospirose, fatores de risco para óbito, influência das chuvas em cidades metropolitanas e parte da carga da leptospirose no Brasil, 2000-2009. 2) Descrever o conhecimento e as atitudes sobre leptospirose dos moradores de uma favela na cidade de Salvador.

Métodos:

1) Foram descritos os casos notificados de leptospirose no Sistema Nacional de Vigilância de 2000 a 2009. Foi analisada a influência das chuvas e a ocorrência de casos de leptospirose em cinco metrópoles brasileiras. Foram calculadas as taxas de incidência, hospitalização, mortalidade e letalidade por leptospirose e foram avaliados os fatores de risco para óbito a partir das variáveis demográficas entre os casos confirmados. 2) Foi conduzido um estudo transversal sobre o conhecimento e atitudes sobre leptospirose na comunidade de Pau da Lima, Salvador – Bahia.

Resultados:

1) A doença acomete populações vulneráveis socialmente que vivem em áreas urbanas. As taxas de incidência, hospitalização, mortalidade e letalidade foram 1,48, 1.04, 0,12 por 100.000 habitantes e 9%, respectivamente. A partir de 15 anos de idade (OR=1,88; IC95% 1,39-2,55), baixo nível educacional (OR=1,35; IC95% 1,17-1,56), viver em área urbana (OR=2,19; IC95% 1,80-2,69) foram detectados como fatores de risco para óbito entre os casos confirmados. As chuvas tiveram forte relação com a ocorrência de surtos sazonais da doença em cinco cidades metropolitanas. 2) 72,7% das pessoas sabem que a leptospirose é uma doença transmitida por ratos, 56,4% reconhecem que pegam a doença com o contato com urina de ratos, 17,8% referiram limpar esgotos ao redor da sua casa, 35,5% referiram usar luvas e 33,3% botas para se proteger.

Conclusão:

No Brasil, a doença acomete homens adultos, com baixa nível educacional que vivem em áreas urbanas, tais achados estão associados a óbitos. Muitos surtos sazonais ocorreram sob influência das chuvas nas cidades metropolitanas estudadas. Na comunidade de Pau da Lima, uma favela de Salvador, as pessoas conhecem a leptospirose e as principais atitudes detectadas estão relacionadas as contínuas exposições a água de chuvas e esgotos na comunidade. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de estruturar serviços de saúde que antecedam as chuvas, e para obras de saneamento básico em regiões metropolitanas com maior incidência da doença. Recomendamos que sejam realizados outros estudos sobre o conhecimento em relação a leptospirose para entender os déficits de informação da população, assim como instruí-los para organizadamente cobrarem soluções como obras de saneamento básico que minimizem o impacto da leptospirose na população.
Assuntos
Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Áreas de Pobreza / Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde / Fatores de Risco / Leptospirose Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Tese

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Áreas de Pobreza / Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde / Fatores de Risco / Leptospirose Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Tese