Tumor de células lipóidicas do ovário / Lipoid cell tumor of the ovary
Rev. paul. med
; 109(2): 88-90, mar.-abr. 1991.
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-94838
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
Objetivo do estudo mostrar a dificuldade de diagnóstico clínico e histológico de um tumor raro do ovário, que acometeu uma jovem de 13 anos, e o tratamento adequado para esse caso. Tipo de estudo apresentaçäo de um caso de um tumor raro do ovário em uma menina de 13 anos protadora de uma doença óssea denominada encondromatose. Local ovário. Pacientes uma paciente de 13 anos. Intervençöes laparotomia com salpingooforectomia unilateral à esquerda. Medidas e resultados:
a paciente, com quadro de metrorragia e dores no baixo ventre, após estudo minucioso para se detectar a origem da massa pélvica, foi submetia a laparotomia, tendo sido realizada salpingooforectomia unilateral à esquerda. Três anos após a cirurgia, a paciente retorna ao ambulatório, assintomática, com catamênios regulares, solicitando anticoncepcional oral, porque havia iniciado atividade sexual.Conclusöes:
concluímos que o tumor lipóidicas do ovário é de difícil classificaçäo e diagnóstico, sendo geralmente benigno, e que o tratamento desse tipo de tumor, principalmente em jovens, nas quais devemos nos preocupar em manter mênstruo-reprodutora, é a ooforectoma unilateral
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Neoplasias Ovarianas
/
Encondromatose
Limite:
Adolescent
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. paul. med
Assunto da revista:
MEDICINA
Ano de publicação:
1991
Tipo de documento:
Article