Your browser doesn't support javascript.
CONSCIENTIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA EM PERÍODO DE INTERAÇÕES SOCIAIS LIMITADAS
Hematology, Transfusion and Cell Therapy ; 43:S342, 2021.
Article in Portuguese | EMBASE | ID: covidwho-1859646
ABSTRACT
Considerando a situação da pandemia de COVID-19 que diminuiu significativamente o número de pessoas aptas a doar sangue e que as doenças do sangue, câncer, cirurgias e traumas continuam, o Programa de Extensão “Amizade Compatível - uma doação para a vida” manteve initerruptamente o seu objetivo em conscientizar a comunidade da importância do cadastro e doação de sangue (DS) e de medula óssea (MO). Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar ações extensionistas de conscientização para doação de sangue e de medula óssea realizadas em período de interações sociais limitadas.

Materiais e métodos:

Foram promovidos por alunos extensionistas, pela plataforma Google Meet, dezenove encontros com a participação de universitários, pacientes e seus familiares, profissionais de saúde, membros de associações, atiradores do Tiro de Guerra (TG) do município de Uberaba e comunidade em geral, durante 15 meses, com os temas Indicações de hemocomponentes, Tipos Sanguíneos, Quem precisa de sangue, Abordagem de Redes Sociais para incentivo a DS, Campanhas Universitárias para captação de DS com curso de Medicina, Odontologia e Direito, Leucemia Pediátrica e uso de hemocomponentes, Conscientização para DS e para o cadastro de MO, Comemoração do Dia Nacional do Doador de MO, Comemoração do Dia Estadual da Anemia Falciforme, Comemoração do Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Comemoração do Dia Nacional e Internacional da Talassemia além de relatos de pacientes com doença falciforme, talassemia, leucemia mieloide aguda, familiares de paciente com leucemia linfóide aguda e com doador de medula óssea. O programa também realizou na Universidade e no Hospital Universitário a Campanha intitulada Junho Vermelho para incentivar o espírito solidário das pessoas para doação de sangue. A divulgação de todas as ações foi realizada pelas redes sociais do Programa de Extensão, da Universidade e de forma particular pelos incentivadores e parceiros do programa de extensão.

Resultados:

O total de participantes dos dezenove encontros foi de 1636 pessoas. Momentos de relato de pacientes e seus familiares sobre a doença, sobre a dependência de transfusões e sobre a busca do doador de MO foram os que mais sensibilizaram os participantes. As postagens da Campanha do Junho Vermelho contaram com 2951 interações. Discussão Ações extensionistas realizadas de forma online constituíram uma maneira segura de conscientizar a população da importância da realização da DS e o cadastro para doação de MO, de proporcionar o contato de alunos/comunidade com pacientes e profissionais de saúde, além de trazer à tona a dificuldade de os hemocentros manterem seus estoques de sangue principalmente em período de pandemia.

Conclusão:

A partir de diferentes plataformas online é possível contactar com facilidade diferentes públicos e realizar ações extensionistas de conscientização para DS e MO, colocando não só o universitário, potencial doador, em contato com os necessitam diretamente da transfusão sanguínea, mas também a comunidade em geral.
Keywords

Full text: Available Collection: Databases of international organizations Database: EMBASE Language: Portuguese Journal: Hematology, Transfusion and Cell Therapy Year: 2021 Document Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Collection: Databases of international organizations Database: EMBASE Language: Portuguese Journal: Hematology, Transfusion and Cell Therapy Year: 2021 Document Type: Article