Your browser doesn't support javascript.
MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA PARA ENFRENTAMENTO AO COVID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM HEMOCENTRO DE FORTALEZA
Hematology, Transfusion and Cell Therapy ; 43:S544, 2021.
Article in English | EMBASE | ID: covidwho-1859765
ABSTRACT

Introdução:

A doença coronavírus 2019 (COVID-19) é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), com uma gravidade dos sintomas que varia de uma doença leve a uma pneumonia viral grave que leva à síndrome do desconforto respiratório agudo potencialmente fatal. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dispneia, mialgia e cansaço. A taxa de letalidade é baixa nas faixas etárias mais baixas e aumenta após os 60 anos de idade. Alguns estudos apontam que o vírus SARS-CoV-2 pode sobreviver em superfícies por vários dias, dependendo do tipo, temperatura ou umidade do ambiente. Os serviços de saúde, enquanto serviços essenciais, devem ter o cuidado excepcional para evitar a contaminação dos equipamentos, pacientes e profissionais. Em tempos de pandemia, tomar medidas que garantam a prevenção, a minimização ou a eliminação de riscos à saúde é fundamental. Por décadas, as normas relativas à biossegurança foram negligenciadas, mas, com o advento da COVID-19, medidas básicas estão sendo reconsideradas, principalmente no que diz respeito aos cuidados necessários para a minimização dos riscos biológicos ao profissional da saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define a Biossegurança como um conjunto de medidas técnicas que são de suma importância durante a manipulação de agentes e materiais biológicos. Inúmeras são as ações de controle que estão sendo reforçadas a partir das experiências de outros países e da experiência de saúde acumulada em tratamento de outras doenças respiratórias que apresentam meios de transmissão semelhante ao da COVID-19.

Objetivo:

Descrever as medidas de biossegurança utilizadas para prevenção da Covid 19;Contribuir com a construção de conhecimento sobre a Covid 19.

Metodologia:

Assim, baseados nestas experiências, faremos um relato de experiência das ações que foram tomadas para mitigar o efeito da COVID-19 em profissionais de saúde de um Hemocentro de Fortaleza. As medidas de enfretamento ao Covid 19 foram correlacionadas em cinco tópicos Biossegurança e Trabalhador, Comunicação, Portas de Entrada, Doadores/ Pacientes e Insumos e EPIs.

Conclusão:

Os estudos e autoridades sanitárias de saúde mundial, nacional, estadual e municipal ainda não indicam um período para finalização da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A importância de elaborar um Plano de Biossegurança veio garantir a segurança dos profissionais bem como pacientes/ doadores que precisam de atendimento no serviço. O trabalho de educação em saúde deve ser permanente visto que a doença vem sendo estudada e que pouco se sabe. As novas evidências apontam para cepas variantes fazendo com que as medidas de precauções não cessem e que os cuidados sejam redobrados, contínuos e regados de conscientização acerca das medidas sociais de minimização de contaminação.
Keywords

Full text: Available Collection: Databases of international organizations Database: EMBASE Language: English Journal: Hematology, Transfusion and Cell Therapy Year: 2021 Document Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Collection: Databases of international organizations Database: EMBASE Language: English Journal: Hematology, Transfusion and Cell Therapy Year: 2021 Document Type: Article