Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desfechos de Saúde de Jovens de Minorias Sexuais no Canadá: um panorama / Health Outcomes of Sexual-Minority Youth in Canada: an Overview

Blais, Martin; Bergeron, Félix-Antoine; Duford, Julie; Boislard, Marie-Aude; Hébert, Martine.
Adolesc. Saúde (Online) ; 12(3): 53-73, jul.-set. 2015. tab
Artículo en Portugués | Adolecbr | ID: abr-529

OBJETIVOS:

Os objetivos deste artigo científico são (1) documentar os desfechos de saúde entre jovens de minorias sexuais (SMY - sigla em inglês) no Canadá; e (2) identificar os fatores de risco e de proteção específicos para as minorias sexuais.FONTES DE DADOS Realizamos uma revisão de dados canadenses publicados após 2005 sobre os desfechos de saúde mental, física e sexual de SMYs usando palavras-chave relevantes. Um total de 19 estudos empíricos e 2 relatórios de pesquisas foram incluídos.SÍNTESE DE DADOS Os estudos revisados incluíram de 53 a 30.588 entrevistados (total = 81.567). Os jovens de minorias sexuais eram 15,86% da amostra. Ao todo, os SMYs no Canadá mostram desfechos de saúde negativos em proporções que variam de 7% a 69,4%, sendo que as questões mais comuns incluem distúrbio psicológico e desajustamento. Os SMYs têm maior probabilidade de relatar sofrimento/distúrbio psicológico, pensamentos suicidas, abuso de drogas, relação sexual sem preservativo e gravidez do que seus pares heterossexuais. Os principais fatores de risco para os SMYs foram rejeição familiar da orientação sexual de minoria, bullying homofóbico, vitimização e homofobia internalizada. Dentre os poucos fatores de proteção relatados, vínculo escolar e familiar, segurança escolar, apoio dos pais, e engajamento em esportes diminuíram a probabilidade de desfechos negativos de saúde.

CONCLUSÃO:

dados canadenses demonstram que os SMYs têm maior probabilidade de enfrentar desfechos negativos de saúde do que seus pares heterossexuais. Estes resultados são consistentes com os dados do mundo inteiro. Recomendações para pesquisa e intervenção são discutidas(AU)
Biblioteca responsable: BR1178.1