Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo da interação entre neutrófilos, células dendríticas humanas e L. Braziliensis.

Suarez, Martha Sena.
Tesis en Portugués | ARCA | ID: arc-10996
Os neutrófilos são essenciais para a resposta imune inata contra uma variedade de patógenos. Eles são capazes de modular a resposta imune através da produção de citocinas e quimiocinas, degranulação e a sua interação direta com outras células no local da infecção, tais como as células dendríticas. A interação entre as células do sistema imune inato é essencial para direcionar a resposta imune adaptativa, a qual é responsável pela eliminação de microrganismos e manutenção de memória imunológica.

Objetivo:

Este estudo avaliou a interação de neutrófilos humanos com Leishmania braziliensis, através da análise da expressão de moléculas de superfície, liberação de enzimas presentes nos grânulos e produção de espécies reativas de oxigênio (ROS). Também foi avaliada a interação entre neutrófilos humanos infectados e células dendríticas, a fim de se observar o efeito desta interação na indução da ativação das células dendríticas.

Metodologia:

Os neutrófilos foram purificados a partir do sangue periférico de doadores saudáveis e as células dendríticas foram geradas in vitro. Os neutrófilos foram infectados ou não com L. braziliensis e co-cultivados com as células dendríticas. Em seguida, os sobrenadantes e as células foram coletadas para avaliar a liberação de enzimas, tais como mieloperoxidase (MPO) e metaloproteinase 9 (MMP-9). O fenótipo e a função dos neutrófilos foram analisados através da expressão de Mac-1 (CD18 e CD11b), CD16, CD62-L e produção de ROS. As células dendríticas foram adicionadas à co-cultura e a expressão de CD1a, a DC-SIGN, HLA-DR e CD80 foram avaliados, bem como a produção de citocinas e quimiocinas.

Resultados:

A infecção de neutrófilos com L. braziliensis induz a produção de MPO, MMP-9, IL-8, LTB4 e ROS. Observou-se também um aumento na expressão de Mac-1 e uma diminuição na expressão de CD16 e CD62-L. As células dendríticas tratadas com o sobrenadante dos neutrófilos infectados apresentaram redução significativa da expressão do DC-SIGN e aumento da expressão do HLA-DR e CD80. Nessas condições, observamos também a presença de IL-8 na cultura.

Conclusões:

Os resultados obtidos nesse estudo sugerem que os neutrófilos, além de agirem como células efetoras na destruição do parasito, também podem ser importantes na modulação da ativação das células dendríticas.