Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Infection by Streptococcus pneumoniae in children with or without radiologically confirmed pneumonia

Andrade, Dafne Carvalho; Borges, Igor Carmo; Vilas-Boas, Ana Luísa; Fontoura, Maria do Socorro Heitz; Araújo Neto, César Augusto de; Andrade, Sandra C; Brim, Rosa V; Meinke, Andreas; Barral, Aldina Maria Prado; Ruuskanen, Olli; Käyhty, Helena; Carvalho, Cristiana Maria Costa Nascimento de.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-24716
O objetivo deste estudo foi avaliar o papel do raio-X de tórax na identificação de casos de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) causada por agentes bacterianos.

Métodos:

A frequência de infecção por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis em crianças com PAC não hospitalizadas foi comparada com a presença de confirmação radiológica da pneumonia (n = 249 crianas com pneumonia radiologicamente confirmada e 366 crianças com raio X de tórax normal). Infecção por S. pneumoniae foi diagnos-ticada com base na resposta sorológica a pelo menos uma dentre oito proteínas pneumocócicas investigadas (aumento ≥2 vezes nos níveis de IgG em relação a Ply, CbpA, PspA1 e 2, PhtD, StkP-C e PcsB-N ou aumento≥1,5 vezes em relação aPcpA). Infecção por H. influenzae e M.catarrhalis foi definida por aumento≥2 vezes nos níveis de IgG específica a antígenos de cada agente.

Resultados:

Crianças com pneumonia radiologicamente confirmada apresentaram maior taxa de infecção pelo pneumococo. Além disso, a presença de infecção pneumocócica foi um fatorpreditor de pneumonia radiologicamente confirmada, aumentando sua chance de detecção em 2,8 vezes (IC 95% 1,8-4,3). O valor preditivo negative do raio X normal para a infecção por S. pneumoniae foi 86,3% (IC95% 82,4%-89,7%). Não houve diferença nas frequências de infecção por H. influenzae e M. catarrhalis entre crianças com PAC com ou sem confirmação radiológica.

Conclusões:

Crianç¸as com diagnóstico clínico de PAC submetidas a um raio X de tórax que apresentam confirmação radiológica tem maior taxa de infecção por S. pneumoniae, comparado às crianças com raio X normal.