Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores associados à transferência de recém-nascidos elegíveis para a unidade de cuidados intermediários canguru em maternidades brasileiras

Machado, Luiza Geaquinto.
Tesis en Portugués | ARCA | ID: arc-25228
O Método canguru é uma das ações que tem sido estimulada pelo Governo Federal desde o ano 2000, para reduzir a mortalidade infantil no país, procurando melhorar a qualidade dos atendimentos obstétrico e neonatal. No entanto, apesar do alto investimento do Ministério da Saúde no Projeto de Fortalecimento do Método canguru, a implantação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru não é plena no Brasil.

Objetivo:

Analisar a dinâmica da transferência de recém-nascidos elegíveis para a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru em maternidades brasileiras.

Método:

Pesquisa quantitativa, exploratória e transversal de abrangência nacional realizada com dados secundários coletados pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde para o monitoramento do Método Canguru no Brasil em maternidades que atuam como Centros Nacionais e Estaduais de Referência.

Resultados:

Foram analisadas características estruturais, processo de trabalho e utilização de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, das 32 maternidades de referência estadual e nacional para o Método canguru. Significativa variação em aspectos do processo de trabalho e no padrão de utilização dos leitos de unidade de cuidados intermediários canguru foi encontrada. A taxa de ocupação nas UCINCa foi de 70%, variando de 11% a 103%, e a média da proporção de dias com RN elegíveis na UTIN/UCINCo e leitos vagos na UCINCa foi de 50%. Em 60% das maternidades, os critérios de elegibilidade do RN para internação na UCINCa estão adequados e em 47% existem limitações para transferência do RN elegível para a UCINCa. Considerações finais Discutir coletivamente e promover troca de experiências bem-sucedidas pode fomentar essa prática. Gestores estaduais e municipais de Saúde da Criança têm importante papel na efetiva utilização de leitos das UCINCa. Apesar dos avanços, é -necessárioreconhecer os desafios e a necessidade de novas estratégias para a garantia de utilização dos leitos das UCINCa.

Asunto(s)

Hospitalización