Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Pregnancy rates and predictors in women with HIV/AIDS in Rio de Janeiro, Southeastern Brazil

Friedman, Ruth Khalili; Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro; Leite, Iúri da Costa; Santos, Valdiléa Gonçalves Veloso dos; Moreira, Ronaldo Ismerio; Cardoso, Sandra W.; Andrade, Angela Cristina Vasconcelos de; Sampaio, Michelle Cristina; Currier, Judith S.; Grinsztejn, Beatriz.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-2724

OBJETIVO:

Identificar incidência e preditores incidência da primeira gestação entre mulheres com HIV/Aids.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo de coorte conduzido entre 1996 e 2003 no Rio de Janeiro, RJ, com 225 mulheres acompanhadas até a primeira gestação ou até o primeiro evento considerado censura (histerectomia, ligadura tubárea, menopausa, 50 anos de idade, perda de acompanhamento, óbito ou final de dezembro de 2003). Taxas de incidência de gestação e de aborto foram estimadas e modelos de riscos proporcionais de Cox foram usados para identificar as características da visita de inclusão associadas com o risco de gestação.

RESULTADOS:

As mulheres foram acompanhadas por 565 pessoas/ano, com média de acompanhamento de 3 anos por mulher. A idade média foi de 32 anos (DP 7) e 54,7% eram brancas. Sessenta gestações foram observadas em 39 mulheres e 18 resultaram em abortos induzidos (taxas de incidência de 6,9% e 2,1% mulheres/ano, respectivamente). Gestações repetidas ocorreram em 33,3% das mulheres (13/39). Maior risco de gestação foi observado entre mulheres jovens (HR = 3,42; IC95%1,69;6,95) e entre aquelas vivendo com seus parceiros (HR = 1,89; IC95%1,00;3,57). Menor risco de gestação esteve associado à maior escolaridade (HR = 0,43; IC95%0,19;0,99) e ao uso de terapia anti-retroviral (HR = 0,61; IC95%0,31;1,17).

CONCLUSÕES:

A incidência de gestação na coorte foi menor se comparada àquela observada na população geral. Características sociodemográficas devem ser consideradas no manejo dos desejos reprodutivos de mulheres HIV-positivas em idade reprodutiva. Os programas de HIV/Aids devem incluir aconselhamento reprodutivo e contraceptivo para prevenir a transmissão do HIV para seus parceiros e prole.