Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Infecções Respiratórias de Importância Clínica: uma Revisão Sistemática / Respiratory Infections of Clinical Importance: a Systematic Review

Silva Filho, Edivá Basilio da; Silva, Aline Laiane da; Santos, Alcione de Oliveira dos; Dall'acqua, Deusilene Souza Vieira; Souza, Luan Felipo Botelho.
Artículo en Portugués | ARCA | ID: arc-33445

Introdução:

Doenças respiratórias caracterizam-se como infecções que causam obstrução da passagem de ar tanto a nível do trato respiratório superior como inferior e estão entre as infecções de maior índice de morbimortalidade do mundo.

Objetivos:

O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais infecções respiratórias de importância clínica e os principais agentes etiológicos, compilando os tipos de infecções, agentes etiológicos mais prevalentes e os principais locais de estudo.

Materiais e Métodos:

Trata-se de uma revisão sistemática realizada mediante pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2016, nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. A coleta eletrônica foi conduzida utilizando os bancos de dados MEDLINE/PubMed e BVS e usando os seguintes descritores, respiratory tract infection, epidemiology, mortality e transmission, indexados no Medical Subject Headings database (MeSH).

Resultados:

Seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 33 estudos para revisão. Foi perceptível o alto índice de publicações do Brasil referente ao tema, seguido da China, EUA, Áustria e Reino Unido. Foi observado que grande parte dos estudos mencionou a influenza como patologia clínica predominante, ficando evidente que o principal agente causador das infecções respiratórias foi o agente etiológico viral, seguido do bacteriano.

Conclusão:

Constatou-se uma alta distribuição geográfica dos estudos referente ao tema, destacando o Brasil como o país com o maior número de publicações. Porém, o assunto ainda é pouco discutido frente ao grande impacto socioeconômico causado pelo mesmo. No que diz respeito aos agentes etiológicos causadores das infecções respiratórias, prevaleceram os vírus, sugerindo então um melhor esquema de diagnóstico a cerca desse tipo de infecção. Palavras-chave Infecção do Trato Respiratório, Epidemiologia, Mortalidade, Transmissão, Infecção Viral, Infecção Bacteriana.