Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aspectos ecológicos de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em área urbana do município de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul / Ecological aspects of Phlebotomines (Diptera: Psychodidae) in the urban area of Ponta Pora municipality, State of Mato Grosso do Sul, Brazil

Almeida, Paulo Silva de; Minzão, Edima Ramos; Minzão, Luiz Donizethe; Silva, Silvana Rosa da; Ferreira, Ademar Dimas; Faccenda, Odival; Andrade Filho, José Dilermando.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-5807

Introdução:

Neste trabalho, realizou-se analise faunistica de flebotomineos e levantamento dos indices de infestacoes (intra e peridomicilio) na area urbana de Ponta Pora/MS, de setembro de 2005 a agosto de 2007.

Métodos:

As coletas foram realizadas com armadilhas automáticas luminosas do tipo CDC, instaladas mensalmente durante tres noites consecutivas, das 18h as 6h.

Resultados:

Foram capturados 3.946 flebotomineos, pertencentes a oito especies, com amplo predominio de Lutzomyia longipalpis, apresentando os maiores indices de frequencia, constancia, abundancia e dominancia. Do total capturado, 82,9% foram de machos e 17,1% femeas. A media mensal de machos capturados (136,29 } 152,01) foi significativamente maior que o numero medio de femeas. Embora nao tenham sido constatadas diferencas significativas, verificou-se que a incidencia media de flebotomineos no peridomicilio foi maior do que no intradomicilio. Uma analise de correlacao revelou que tres variaveis ambientais medidas (temperatura maxima, umidade relativa e precipitacao pluviometrica), correlacionaram-se positivamente de forma significativa com a abundancia de flebotomineos.

Conclusões:

Constitui-se motivo de alerta a predominancia de L. longipalpis no municipio de Ponta Pora, visto que implica na possibilidade de surtos de leishmaniose visceral na area, pois essa especie e o principal vetor da Leishmania chagasi no estado bem como em outras localidades do Brasil.