Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Birth cohort differences in the use of medications in a Brazilian population of older elderly: the Bambui Cohort Study of Aging (1997 and 2008) / Diferenças de coorte por nascimento no uso de medicamentos em uma população Brasileira de idosos mais velhos: estudo de coorte de idosos de Bambuí (1997 e 2008)

Loyola Filho, Antônio Ignácio de; Firmo, Josélia Oliveira Araújo; Demicheli, Maria Elizabeth Uchôa de Oliveira; Costa, Maria Fernanda Furtado de Lima e.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-59735
Foram examinadas diferenças de coorte (entre nascidos em 1916-1926 e em 1927-1937) no uso de medicamentos entre idosos participantes do Estudo de Coorte de Idosos de Bambuí. Foram utilizados dados dos participantes com 71-81 anos de idade da linha de base em 1997 (n = 492) e do 11º ano de seguimento em 2008 (n = 620). O número de medicamentos consumidos (média = 4,6 e 3,4, respectivamente) e a prevalência da polifarmácia (46,6% e 29,1%, respectivamente) foram mais altos na coorte recente, em comparação à antiga. Essas diferenças foram independentes do sexo, idade, escolaridade, número de consultas médicas e número de doenças crônicas. Na coorte mais jovem, observaram-se aumentos significativos no uso de psicofármacos, agentes modificadores de lipídios, hipoglicemiantes e antitrombóticos, assim como mudanças nos medicamentos utilizados para o controle da hipertensão arterial. De maneira geral, essas mudanças são consistentes com o observado em populações idosas de países de alta renda.