Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalence of hepatitis C virus infection and HCV genotypes among hemophiliacs in the State of Bahia, Northeastern Brazil: analysis of serological and virological parameters.

Silva, Luciano Kalabric; Silva, Maria Betânia Souza da; Lopes, Gisele Barreto; Rodart, Itatiana Ferreira; Costa, Fernando Quadros; Santana, Nelma Pereira de; Paraná, Raymundo; Santana, Aurelino; Reis, Mitermayer Galvão dos.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-7555
O objetivo deste estudo foi analisar parâmetros sorológicos e virológicos em hemofílicos no Estado da Bahia. O anti-VHC foi investigado por ELISA em uma coorte de 268 hemofílicos A/B sob acompanhamento em uma unidade de referência do Estado da Bahia. A viremia do VHC e genótipos foram determinados em um subgrupo de 66 hemofílicos soropositivos para o anti- VHC. A soroprevalência do anti-VHC entre os hemofílicos foi de 42,2% (IC 95% 36,5-48,1) e foi associada significativamente (p<0,05) a idade >10 anos, presença de anticorpos antifator VIII/IX e outros marcadores sorológicos de infecção. Nenhum dos hemofílicos com idade inferior a 5 anos foram anti-VHC positivos. A viremia foi detectada em 77,3% (51/66), sendo o genótipo 1 do VHC (74%) o mais prevalente, seguido pelos genótipos 3 (22%) e 2 (4%). Nossos resultados indicam que a prevalência do VHC é ainda alta entre os hemofílicos, muito embora a transmissão não tenha sido observada entre os menores de 5 anos.