Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Flow cytometry reticulocyte counting using acridine orange: validation of a new protocol

Viana, Karina Augusta; Carvalho, Maria das Graças; Dusse, Luci Maria Sant' Ana; Fernandes, Aline Caldeira; Avelar, Renato Sathler; Avelar, Danielle Marquete Vitelli; Carvalho, Beatriz; Ribeiro, Claudia Maria Franco; Antonelli, Lis Ribeiro do Valle; Carvalho, Andrea Teixeira; Martins Filho, Olindo Assis.
Artículo en Inglés | ARCA | ID: arc-9842

Introdução:

Atualmente, a contagem de reticulócitos representa um desafio para os laboratórios clínicos no Brasil, principalmente os de pequeno e médio porte, nos quais ainda se utiliza o método manual. Este método apresenta algumas limitações, classificando-se como tedioso, demorado e de baixa precisão.

Objetivos:

O presente estudo desenvolveu e avaliou o desempenho de um novo protocolo laboratorial para contagem de reticulócitos por citometria de fluxo (CF) utilizando acridine orange (AO) como corante, visando padronizar um protocolo preciso, de fácil e rápida execução e custo acessível. Após a padronização do novo protocolo desenvolvido (CF/AO), fez-se a comparação com o método manual. Os resultados foram analisados de acordo com recomendações do National Committee for Clinical Laboratory Standards (NCCLS), atualmente Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), para avaliar a intercambialidade entre os métodos, por meio da análise de regressão linear e teste t pareado, além de outros testes de controle de qualidade.

Conclusão:

Diante dos resultados obtidos referentes à correlação entre os métodos e os testes voltados ao controle de qualidade, pode-se admitir que o CF/AO estabelecido para contagem de reticulócitos possui vantagens inegáveis quando comparado com o método manual.