Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Impacto da autopercepção de saúde em longevos com incontinência urinária / Impact of self-perceived health on long-lived subjects with urinary incontinence

Jorge, Luisa Braga; Neves, Bruna Borba; Rocha, Josemara de Paula; Ulrich, Vivian; Bos, Ângelo José Gonçalves.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 29(1): ID32831, 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1009913

OBJETIVOS:

Verificar o impacto da autopercepção de saúde sobre a chance de desenvolver incontinência urinária em longevos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal e analítico com idosos de 90 anos ou mais. Foi realizada análise estatística analítica e descritiva (frequências, média e desvio padrão, análise de regressão logística univariada e ajustada pela autopercepção de saúde) das variáveis sociodemográficas e clínicas (sexo, estado conjugal, continência, idade, sintomas depressivos, cognição, comorbidades e facilidade de realizar atividades básicas e funcionais).

RESULTADOS:

Participaram 182 longevos, 71% mulheres. O diagnóstico prévio de depressão, o escore de sintomas depressivos e o percentual de facilidade para atividades funcionais e básicas foram relacionados com a autopercepção de saúde (p<0,05). A perda de urina, contudo, não foi relacionada à autopercepção de saúde. A autopercepção de saúde influenciou o efeito das variáveis diagnóstico prévio de depressão, número de sintomas depressivos, pontuação do Mini Exame do Estado Mental e número de comorbidades sobre a chance de incontinência urinária na presença das mesmas. O sexo masculino, a viuvez e a facilidade no desempenho de atividades básicas e funcionais foram variáveis significativamente relacionadas com a incontinência urinária independentemente do ajuste da autopercepção de saúde.

CONCLUSÕES:

Não houve relação entre incontinência urinária e autopercepção de saúde, contudo, a autopercepção de saúde influenciou no efeito das variáveis sociodemográficas e clínicas sobre a chance de ter incontinência urinária.
Biblioteca responsable: BR1323.1