Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O tubérculo de Zuckerkandl pode auxiliar na localização do nervo laríngeo inferior durante tireoidectomias? / Can the Zuckerkandl tubercle assist in the location of the inferior laryngeal nerve during thyroidectomies?

Freitas, Carlos Alberto Ferreira de; Paroni, Amauri Ferrari; Santos, Andreza Negreli; Silva, Rônei Jorge Santos da; Souza, Rafael Oliveira de; Silva, Tatyanne Ferreira da; Levenhagen, Maria Margarida Morena Domingos.
Rev. Col. Bras. Cir ; 46(4): e2249, 2019. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1020369
RESUMO

Objetivo:

avaliar se a projeção lateral da glândula tireoide, chamada tubérculo de Zuckerkandl (TZ), pode auxiliar o cirurgião na identificação do nervo laríngeo inferior durante a tireoidectomia convencional aberta.

Métodos:

estudo prospectivo de 51 pacientes submetidos à tireoidectomia, com um total de 100 lobos tireoidianos ressecados, e observação da presença ou não do TZ em dimensões suficientes para ser identificado sem magnificação de imagem, suas dimensões de base e altura, sua localização na glândula e sua relação anatômica com o nervo laríngeo inferior.

Resultados:

o TZ estava presente em 68 dos 100 lobos de tireoide analisados (68%). A dimensão média da base foi 6,7mm no lado direito e 7,1mm no lado esquerdo, e a altura média foi 5,7mm no lado direito e 6,1mm no lado esquerdo. Na maioria dos lobos estudados, o tubérculo tinha altura mínima de 5mm (55,9%) sem diferença significativa entre o lobo direito e esquerdo da glândula tireoide. Durante a cirurgia, 100% dos TZ identificados estavam anteriores ao nervo laríngeo inferior, imediatamente abaixo da entrada do nervo na laringe.

Conclusão:

o TZ é bastante frequente e em dimensões suficientes para ser usado como referência anatômica na localização intraoperatória do nervo laríngeo inferior, próximo à sua entrada na laringe, junto com as demais referências anatômicas.
Biblioteca responsable: BR1.1