Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Investigação do efeito do declínio reprodutivo e da suplementação com Tribulus terrestris L. no comportamento de camundongos suíços submetidos ao teste do nado forçado / Investigation of the effect of reproductive decline and supplementation with Tribulus terrestris L. on the behavior of Swiss mice submitted to the forced swimming test

Moreira, Lucas R; Marcellino, Marcia C L; Bertozzo, Thaina V; Angelo, Jonatas M A.
Rev. Salusvita (Online) ; 36(4): 1067-1080, 2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1022054

Introdução:

a redução dos esteroides sexuais ocasionada pelo hipogonadismo se associa a depressão. Tratamentos alternativos com plantas medicinais como o extrato do Tribulus terrestris (TT) tem sido frequentemente usado por pessoas nesta condição.

Objetivo:

este estudo teve por objetivo investigar a influência do declínio de testosterona, da suplementação com TT e propionato de testosterona no comportamento de animais.

Método:

foram utilizados 40 camundongos da linhagem Swiss, machos, divididos em quatro grupos. Os grupos controle e castrado receberam veículo aquoso; o grupo TT recebeu 10 mg/kg do extrato da planta e o grupo propionato de testosterona foi tratado com 20 mg/kg deste fármaco. A avaliação comportamental foi feita pelo teste do nado forçado. Após trinta dias de tratamento, foi coletado sangue para dosagem de testosterona livre. Resultado e Discussão os resultados evidenciaram efeito antidepressivo significativo nos animais castrados e suplementados com propionato de testosterona. Houve também significância no efeito depressivo nos animais tratados com TT; redução significativa na concentração de testosterona nos animais castrados e aumento significativo nos animais do grupo TT e propionato de testosterona.

Conclusão:

conclui-se que a castração, suplementação com TT e propionato de testosterona apresentaram suposta capacidade de alterar o comportamento e modificar as concentrações sérias de testosterona.
Biblioteca responsable: BR36.1