Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Creeping attachment após enxerto gengival livre: relato de caso / Creeping attachment after autogenous free gingival grafting: case report

Pereira Neto, Armando Rodrigues Lopes; Albuquerque, Felipe Rezende de; Alves, Ana Claudia B. Amoras; Fonseca, Ricardo Roberto de Souza; Menezes, Silvio Augusto Fernandes de; Benfatti, César Augusto Magalhães.
Periodontia ; 29(3): 24-29, 2019. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1023186

Introdução:

As técnicas de enxerto gengival livre têm como principal objetivo a criação/aumento da faixa de mucosa ceratinizada. Quando se utiliza o tratamento químico da raiz e o correto posicionamento do enxerto no leito receptor podem acarretar em um fenômeno incomumdenominado de Creeping Attachment.

Objetivo:

descreverum caso de recobrimento radicular apósum enxerto gengival livre e Creeping Attachment. Relato do caso Paciente sexo masculino, 28 anos de idade, não fumante e sem alterações sistêmicas apresentouse a faculdade de odontologia Universidade Federal de Santa Catarinacom a queixa principal de comprometimento estético e hipersensibilidade dentinária na região anterior-inferior. No exame clínico verificou-se uma recessão gengival unitária no dente 41, classificada como classe I de Miller. Logo indicou-se a cirurgia de enxerto gengival livre, obtido da região de palato duro, visandouma melhora estética efuncional, bem como a remissão da hipersensibilidade.

Conclusão:

Diante dos resultados clínicos podemos concluir que o enxerto gengival livre é uma técnica previsível e de fácil realização para o aumentoda faixa de mucosa queratinizada para posterior recobrimento radicular, contudo apesar de incomum o fenômeno Creeping Attachment deve ser esperado como alternativa a etapade recobrimento radicular. (AU)
Biblioteca responsable: BR243.1