Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A percepção de corpo por pessoas com doença renal crônica: um estudo fenomenológico / Body perception among individuals with chronic kidney disease: a phenomenological study / Percepción del cuerpo por personas con enfermedad renal crónica: un estudio fenomenológico

Silva, Dejanilton Melo da; Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade; Pereira, Eliane Ramos; Ferreira, Helen Campos; Alcantara, Vanessa Carine Gil de.
REME rev. min. enferm ; 21: e-1051, 2017.
Artículo en Inglés, Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1029338

Objetivo:

compreender a vivência do paciente como corpo invadido pela doença renal crônica (DRC).

Métodos:

estudo exploratório, qualitativo,alicerçado na fenomenologia social de Amedeo Giorgi. Participaram 30 pacientes de uma clínica de hemodiálise do estado do Rio de Janeiro.Realizaram-se entrevistas fenomenológicas aplicadas em março de 2017.

Resultados:

Desvelou-se que a invasão do corpo pela DRC se caracterizacomo incapacitante para a realização das tarefas cotidianas; como provocadora de alterações biológicas e físico-estéticas corporais; e, para alguns,não pertencente ao patológico, quer seja por desenvolverem resiliência ou por não aceitarem a nova condição que acarretará mudanças no seumodo de viver.

Conclusão:

a DRC impõe a ressignificação do corpo e um novo modo de viver. É imprescindível compreender a complexidadedessa afecção no seu sentido subjetivo, para, então, promover adequado cuidado às necessidades do sujeito.
Biblioteca responsable: BR21.1