Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qualidade de vida e atividade física: um estudo correlacional em idosos com hipertensão arterial sistêmica / Quality of life and physical activity: a correlational study in elderly with systemic hypertension

Rinaldo, Mayara Letícia; Passos, Patricia Carolina Borsato; Rocha, Francielli Ferreira da; Milani, Jéssica Luzia; Vieira, Lenamar Fiorese.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 20(1): 51-57, jan-abr. 2016.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1052
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre qualidade de vida e o nível de atividade física de idosos com hipertensão arterial sistêmica da cidade de Mandaguaçu ­ PR. A amostra contou com 48 idosos de ambos os sexos com hipertensão arterial sistêmica, participantes do programa HIPERDIA. Como instrumentos foram utilizados o SF ­ 36, para analisar a qualidade de vida, e o IPAQ, para a mensuração do nível de atividade física. Para análise dos dados foram utilizados os testes "U" de Mann-Whitney, Kruskal Wallis e o Spearman (p≤0,05). Os idosos que obtiveram níveis altos de atividade física (83,3%) foram considerados ativos. Houve correlações significativas entre a qualidade de vida nas dimensões capacidade funcional, limitação por aspectos físicos e vitalidade com atividade física moderada e vigorosa. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que quanto mais os idosos realizam atividades físicas moderadas e vigorosas, melhor é a qualidade de vida no aspecto da capacidade funcional.
Biblioteca responsable: BR1532.9