Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo da incidência de cesáreas de acordo com a Classificação de Robson em uma maternidade pública / Study of cesarean section incidence according to Robson Classification in a public maternity hospital

Silva, Lais Flávia; Almeida, Carolina Piffer Soncin de; Batista, Damaris de Freitas; Mariani Neto, Corintio.
Femina ; 48(2): 114-121, fev. 28, 2020. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1052454

Objetivo:

Analisar, na população obstétrica do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB), os grupos que contribuem mais substancialmente para a taxa de cesariana, utilizando a Classificação de Robson.

Métodos:

Trata-se de uma análise secundária de dados provenientes de um estudo realizado no HMLMB que objetivou identificar a proporção de partos cesáreos e vaginais no ano de 2016. Assim, propusemos uma análise desses dados apoiada em uma revisão bibliográfica, identificando as principais contribuições da Classificação de Robson nesse hospital e comparando com serviços similares.

Resultados:

Os grupos de 1 a 5 representaram 87,4% das pacientes atendidas, com predomínio dos grupos 5 (21,7%), 3 (20,9%) e 2 (19,4%). A taxa geral de cesáreas foi de 41,8% no HMLMB em 2016, com maior contribuição dos grupos 5 (41,1%) e 2 (28,7%). Destacaram-se as baixas taxas de cesáreas nos grupos 1 (4,5%) e 3 (1,3%), quando comparadas com as taxas de instituições similares.

Conclusão:

É necessário investir em estratégias mais eficientes para reduzir as taxas de cesáreas. Com os resultados observados no HMLMB, é possível sugerir uma revisão de protocolos referentes ao preparo do colo do útero e indução eletiva do parto em nulíparas, bem como investir no implemento do parto vaginal após cesárea.(AU)
Biblioteca responsable: BR1365.1