Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise de limas endodônticas submetidas a biocorrosão por bactérias redutoras de sulfato in vitro / Analysis of endodontic files submitted to biocorrosion by sulfate reducing bacteria in vitro

Heggendorn, Fabiano Luiz; Gonçalves, Lúcio Souza; Lione, Viviane de Oliveira Freitas; Cravo Junior, Walter Barreiro; Lutterbach, Márcia.
Arq. odontol ; 55: 1-12, jan.-dez. 2019. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1052824

Objetivo:

Avaliar as alterações químicas presentes na superfície metálica de limas endodônticas fraturadas em canais radiculares, in vitro, após a inoculação intrarradicular de culturas de BRS de três cepas microbianas, Desulfovibrio desulfuricans (uma cepa oral e outra ambiental) e Desulfovibrio fairfieldensis.

Métodos:

foram analisadas 5 limas kerr #90, sendo uma Lima Kerr nova, sem tratamento, e as outras 4 limas fraturadas dentro de canais radiculares in vitro, com posterior inoculação de Desulfovibrio desulfuricans, cepa oral e ambiental, e Desulfovibrio fairfieldensis e um grupo controle sem inoculação bacteriana, por 477 dias. Os grupos foram analisados no modo EDS (Espectrometria de Energia Dispersiva de Raios-x) do microscópio eletrônico de varredura (FEI-Inspect-S50).

Resultados:

A presença do S, Cl e O foram relacionados ao processo biocorrosivo, assim como a redução dos elementos de liga nesta área.

Conclusão:

As análises no modo EDS demonstraram biocorrosão ao longo da superfície metálica das limas quando empregado o biofármaco BACCOR, nas três diferentes cepas empregadas, indicada pela redução dos elementos formadores da liga metálica, Fe, Ni e Cr, com a associação da presença de elementos indicadores de biocorrosão como O, Cl e S. (AU)
Biblioteca responsable: BR365.1
Ubicación: BR365.1