Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Potencialidades e fragilidades de implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares / Implementation of Brazil's National Policy on Complementary and Integrative Practices: strengths and weaknesses

Habimorad, Pedro Henrique Leonetti; Catarucci, Fernanda Martin; Bruno, Vânia Hercília Talarico; Silva, Ivan Beteto da; Fernandes, Violeta Campolina; Demarzo, Marcelo Marcos Piva; Spagnuolo, Regina Stella; Patricio, Karina Pavão.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 25(2): 395-405, Feb. 2020. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1055806
Resumo Esta revisão narrativa tem por objetivo analisar a produção científica sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) visando compreender as potencialidades e fragilidades do processo de implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Após busca nas bases de dados, 25 artigos foram selecionados e os seus resultados analisados criticamente. Da análise do material emergiram cinco temas principais que explicitaram potencialidades e fragilidades de implantação da política 1) Formação profissional em PIC para o SUS; 2) Estruturação da oferta em PIC, acesso e promoção da saúde; 3) Conhecimento, acesso e aceitação de usuários em relação às PIC; 4) Conhecimento de profissionais e gestores em relação à PNPIC; e 5) Escopo, monitoramento e avaliação da PNPIC. Os resultados se alinham aos relatórios de gestão da PNPIC aprofundando o conhecimento acerca da implantação da política e reforçando a necessidade de empoderamento dos atores do SUS para o enfrentamento de seus desafios.
Biblioteca responsable: BR1.1