Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qualidade de vida, atividade física e funcionalidade de idosos da atenção primária de Porto Alegre, RS / Quality of life, physical activity, and functionality in older primary care users in Porto Alegre-RS

Martins, Renata Breda; Stahnke, Douglas Nunes; Farias, Raquel Rousselet; Knorst, Mara Regina; Kanan, João Henrique Corrêa; Resende, Thais de Lima.
Geriatr., Gerontol. Aging (Online) ; 13(4): 190-197, out-.dez.2019. tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1097121

OBJETIVO:

Estudar a possível relação entre qualidade de vida e características sociodemográficas, antropométricas, funcionais e de atividade física em idosos da Estratégia Saúde da Família de Porto Alegre (RS).

MÉTODOS:

Estudo transversal e analítico com idosos (≥ 60 anos). Os dados foram coletados de forma prospectiva em amostra aleatória de 30 unidades de saúde. As variáveis pesquisadas foram sociodemográficas (idade, estado civil, escolaridade); antropométricas (peso, altura, índice de massa corporal); e funcionais (velocidade de marcha, força de preensão manual, teste senta/levanta). Foi aplicada a escala de qualidade de vida de Flanagan e o questionário de Minnesota de atividade física e de lazer para o nível de atividade física. Analisaram-se os dados utilizando regressão logística pelo método backward conditional.

RESULTADOS:

Entre os 577 idosos avaliados (68,5 ± 6,4 anos; 63,7% mulheres), a qualidade de vida de 87% foi classificada como alta. No modelo multivariado inicial (saturado), foram consideradas variáveis preditoras de qualidade de vida sexo, convivência marital, tempo gasto para caminhar 10 m, escore do teste senta/levanta, força de preensão manual e atividade física moderada, intensa e total. O modelo final (seis etapas) foi composto de quatro variáveis conviver maritalmente, maior escore do teste senta/levanta, maior força de preensão manual e prática de atividade física intensa.

CONCLUSÃO:

Conforme observado, a alta qualidade de vida relacionou-se a idosos que convivem maritalmente, apresentam maior força de membros superiores e inferiores e despendem mais tempo na prática de atividade física intensa.
Biblioteca responsable: BR275.1
Ubicación: BR275.1