Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência da adesão bacteriana em resina composta Bulk fill submetida a diferentes protocolos de acabamento e polimento: estudo in vitro / Influence of bacterial adhesion on Bulk fill composite resin submitted to different finishing and polishing protocols: in vitro study

Perottoni, Alessandra; Bellan, Mariá Cortina; Gazzoni, Alexandra Flávia; Hoffmann, Elias da Rosa; Conde, Alexandre; Paulus, Marília.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 41(2): 52-57, maio-ago.2020. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1102702

Objetivo:

avaliar a adesão bacteriana do Streptococcus mutans na superfície de uma resina composta do tipo incremento único submetida a diferentes protocolos de polimento.

Materiais e métodos:

foram realizadas 60 amostras nas quais foram divididas aleatoriamente em 6 grupos (n=10) de diferentes tratamentos de superfície. Cinco amostras de cada grupo foram separadas e submetidas ao estudo de adesão bacteriana, das quais duas foram analisadas pela microscopia eletrônica de varredura. Foram contabilizadas as unidades formadoras de colônias UFC/ml de modo manual e realizada a média e desvio padrão de cada grupo. De acordo com os resultados analisados através do teste de One Way ANOVA e comparações múltiplas de Tukey observou-se uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos.

Resultados:

os valores de UFC/ mL variaram de 0 para o grupo American Burrs a 8,64 para o grupo Dhpro. Os grupos Jota e Dhpro não diferiram estatisticamente entre si (p=0,71), porém diferiram dos demais grupos avaliados (p=0,45). Os grupos American Burrs e o controle negativo não diferiram estatisticamente entre si (p>0.999) e diferiram dos demais grupos testados (p=0,20). O grupo de controle positivo diferiu estatisticamente dos outros grupos (p=0,02) assim como o grupo KG (p=0,01).

Conclusão:

Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que, a superfície da resina Bulk Fill One submetida a diferentes protocolos de polimento e mesmo sem ter passado por nenhum tratamento de superfície é passível de adesão bacteriana seja por contagem manual ou microscopia eletrônica de varredura(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1