Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da qualidade de vida de pacientes com Doença Falciforme / Evaluation of the quality of life of patients with Sickle Cell Disease

Toledo, Sílvia Letícia de Oliveira; Trindade, Gustavo Cambraia; Pimenta, Cynthia Teixeira; Lopes, Aline de Freitas; Alpoim, Patricia Nessralla; Rios, Danyelle Romana Alves; Pinheiro, Melina de Barros.
Rev. méd. Minas Gerais ; 30: [1-8], 2020.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1103054

INTRODUÇÃO:

A doença falciforme (DF) compreende um grupo de anemias hemolíticas hereditárias cuja principal característica é a presença do gene da hemoglobina S (Hb S) que pode combinar-se com outras anormalidades sanguíneas hereditárias. O quadro clínico varia desde quase assintomático até formas graves. A Hidroxiuréia (HU) é a terapia de maior sucesso. É uma doença crônica, cuja prevalência e morbidade são altas no Brasil, dessa forma a qualidade de vida (QV) surge como um importante desafio para os pacientes, familiares e profissionais de saúde.

OBJETIVOS:

Avaliar a QV de pacientes portadores de DF, suas características sociodemográficas e clínicas.

MÉTODOS:

Os dados foram coletados através do questionário de QV abreviado (WHOQOL-Bref), questionário sociodemográfico e prontuário clínico.

RESULTADOS:

foram entrevistados 39 pacientes, entre 18 e 54 anos, tratados na Fundação Hemominas em Divinópolis - MG. A maioria dos pacientes eram homens (56%), homozigotos para a Hb S (80%), solteiros (67%), segundo grau completo (31%) e não usuários de HU (61%). Dentre os pacientes avaliados 53,8% considerou ter boa QV (escore médio 74,2 ±20,3). O escore relacionado à QV geral foi de 71,5. Os domínios físico e meio ambiente obtiveram os menores escores médio (61,5 e 59,0, respectivamente). Não foram encontradas diferenças significativas entre os que utilizavam ou não HU.

CONCLUSÕES:

Os pacientes com DF apresentaram boa QV, sendo mais comprometida pelos aspectos relacionados ao domínio meio ambiente, (como recursos financeiros) e físico (como dor e desconforto) que se correlacionam com as características clínicas e sociais relacionadas a DF.
Biblioteca responsable: BR1561.1