Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uso de biomarcadores sanguíneos no diagnóstico da doença de Alzheimer: um futuro próximo? / Use of blood biomarkers in the diagnosis of Alzheimer's disease: a near future?

Cereja, Moacir Palheta; Carvalho, Nágila Martins; Amparado, Simone Suelen Rodrigues; Antunes, Symara Rodrigues; Feio, Danielle Cristinne Azevedo.
Rev. bras. anal. clin ; 51(4): 277-285, 2019/12/30. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1103940
A doença de Alzheimer (DA) é uma das formas mais comuns de demência, sendo ela uma patologia neurodegenerativa que acomete pessoas idosas de maneira irreversível. O diagnóstico precoce possibilitaria a realização de tratamentos que apresentassem melhores resultados sobre a redução da severidade dos sintomas. Entretanto, isto é um grande problema, pois os métodos já consolidados de diagnóstico são invasivos, como a análise do líquido cefalorraquidiano e a biópsia do cérebro. Este estudo buscou analisar biomarcadores sanguíneos capazes de identificar a DA ainda em seu estágio inicial. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura mediante busca de artigos indexados nas plataformas eletrônicas de dados PubMed e SciELO com o descritor em inglês e português "Biomarker, blood, alzheimer" Foram analisados artigos de 2013 a 2019, onde os principais tipos de biomarcadores foram os que realizaram a análise de proteínas específicas, microRNAs e autoanticorpos, proporcionando assim bons resultados não só no diagnóstico como também no custo benefício, pois a eles confere a diferenciação das demais patologias para o estado inicial da doença de Alzheimer. Conclui-se que apesar dos resultados obtidos terem sido positivos, ainda são necessários mais estudos a fim de aumentar a sensibilidade e especificidade na diferenciação da DA de outros tipos de demência.
Biblioteca responsable: BR408.1
Ubicación: BR408.1