Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária e indicadores financeiros do SIOPS: uma análise de correlação / Hospitalizations for Sensitive Conditions to Primary Care and financial indicators of SIOPS: an analysis of correlation

Arruda, Palloma Lopes de; Melo, Rosana Alves de; Fernandes, Flávia Emília Cavalcante Valença.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 12(2): 142-148, Agosto/2020.
Artículo en Portugués | ECOS, LILACS | ID: biblio-1118322

Objetivo:

Avaliar a correlação dos indicadores financeiros do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) pelos municípios do estado de Pernambuco.

Métodos:

Trata-se de um estudo ecológico de natureza quantitativa. A população do estudo foi composta pelos 184 municípios do estado de Pernambuco. Foram utilizados dados secundários coletados no TABNET/Datasus e no SIOPS do ano de 2018. Os dados foram analisados inicialmente a partir da estatística descritiva. Foram utilizadas as correlações de Spearman.

Resultados:

A Receita Líquida Total, a Transferência para a saúde, a Transferência da União para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Receita de Transferência SUS e a Despesa Total com Saúde apresentaram influência significativa (p < 0,05) quando relacionadas com a taxa de ICSAP. Os outros indicadores do SIOPS não apresentam influência significativa.

Conclusão:

Os municípios que possuem uma maior receita líquida total possuem menores taxas de ICSAP. Assim, é necessária uma avaliação dos investimentos municipais em saúde para uma priorização da Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, aumentando os investimentos e fortalecendo a Atenção Primária, as taxas de ICSAP diminuirão.
Biblioteca responsable: BR600