Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil de governança colaborativa na atenção ambulatorial especializada: uma experiência em duas regiões de saúde / Profile of collaborative governance in specialized ambulatorial attention: an experience in two health regions

Seldenreich, Rejane; Nadas, Gabriella Barbosa; Ceretta, Luciane Bisognin; Bettiol, Leticia Monteiro; Tuon, Lisiane.
Saúde Redes ; 6(2): 165­-181, 23/09/2020.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1120907

Objetivos:

Objetivou-se caracterizar o perfil da governança na Atenção Ambulatorial Especializada na região Sul de Santa Catarina (SC), a partir da percepção dos gestores em relação as especificidades da governança colaborativa.

Métodos:

A pesquisa baseou-se no modelo analítico, desenvolvido por Milagres et al. (2016). A população é formada por 23 gestores das Comissões de Intergestores Regionais (CIRs). Pesquisa de cunho qualitativo - quantitativo, aplicada, descritiva do tipo levantamento. O questionário foi o instrumento de coleta de dados e o período de aplicação foi entre julho a setembro de 2018. Foi aplicado nas reuniões das CIRs, após serem devidamente autorizadas e aprovadas. Para análises estatísticas, os dados foram organizados, codificados, tabulados no software estatístico IBM SPSS, versão 20.0®, utilizando- se de estatística descritiva.

Resultados:

Constatou-se que, o princípio da confiança é reconhecido por 68% dos gestores, assim como os elementos Antecedentes em torno de 70%; Governança Contratual, 35,5%; Governança Processual em média 70% e Governança Relacional aproximadamente 64%. No entanto, observou-se que os gestores não têm clareza em identifica-los com tamanha importância.

Conclusões:

A adoção da gestão colaborativa está em apropriar ­ se de conhecimento, fornecendo subsídios para que seja possível o enfrentamento dos entraves, possibilitando tornar a Atenção Ambulatorial Especializada efetiva, e gerar resultados atendo as demandas da população.
Biblioteca responsable: BR1973.9