Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O desvelar do cuidar de si da mulher quilombola / Unveiling the self-care of the quilombola woman

Matos, Lucas Roque; Pacheco, Zuleyce Maria Lessa; Pinheiro, Roseni; Almeida, Geovana Brandão Santana.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e49037, 20200000.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1121510

Objetivo:

desvelar os significados do cuidar de si das mulheres quilombolas frente aos determinantes sociais presentes em seu território.

Método:

estudo qualitativo de abordagem fenomenológica à luz do pensamento filosófico de Martim Heidegger, realizado com nove mulheres quilombolas participantes do Diretório de Mulheres da Colônia do Paiol/MG, Brasil, mediante entrevistas fenomenológicas, analisadas com a Hermenêutica heideggeriana.

Resultados:

Emergiram quatro Unidades de Significação o desvelar do bem-estar da convivência no território; os determinantes sociais interferindo no autocuidado à saúde; a baixa funcionalidade dos serviços de saúde potencializando a desigualdade social; e a importância do Diretório de Mulheres que se torna aparato social de resgate dos saberes ancestrais. Considerações finais Os quilombolas enfrentam desafios cotidianos influenciados pelos determinantes sociais que são acentuados pela desigualdade do acesso aos serviços e às ações vinculadas ao seu direito à saúde, e, nesse sentido, o Diretório de Mulheres aparece como estratégia para continuarem a resistir.
Biblioteca responsable: BR513.1