Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação de preditores de eficácia de quimioterapia associada à radioterapia em carcinoma epidermóide de orofaringe / Analisys of predictors of chemoradiation therapy efficacy on the treatment of locally advance oropharyngeal carcinoma

Nicolau, Ulisses Ribaldo.
São Paulo; s.n; 2010. 46 p. ilus, tab.
Tesis en Portugués | Inca | ID: biblio-1129872
Introdução Carcinoma Epidermóide (CE) de Cabeça e Pescoço corresponde a sexta neoplasia mais incidente no mundo, levando ao diagnóstico de 300.000 novos casos ao ano. Dentre os fatores ambientais associados reconhecem-se o uso de tabaco e álcool, assim como discute-se atualmente o papel de agentes virais, tais quais o vírus Epstein Bar (EBV) em carcinoma de nasofaringe e do Papiloma Vírus Humano (HPV). O carcinoma epidermóide de orofaringe tem seu tratamento baseado na extensão de doença de acordo com características do tumor primário, extensão linfonodal regional e presença de metástase a distância de acordo com o sistema TNM. O uso associado da quimioterapia e radioterapia nos modos neoadjuvantes e concomitantes é alternativa estabelecida em pacientes diagnosticados com carcinoma epidermóide de orofaringe em estádios clínicos (EC) locoregionais avançados III e IV (M0). Discute-se atualmente o papel prognóstico da presença do HPV com seu potencial para direcionar terapia destes pacientes ao se propor a associação de quimioterapia a radioterapia, em complemento ao uso exclusivo da extensão tumoral com este intuito.

Objetivos:

Analisar os marcadores moleculares associados a carcinogênese pelo HPV por imunoistoquímica p16 e p53, correlacionando com variáveis clínicas e demográficas da população estudada e seu potencial papel prognóstico em pacientes tratados com associação de quimioterapia antineoplásica e radioterapia em pacientes diagnosticados com CE EC III-IV não metastáticos a distância.Pacientes e

Métodos:

O presente estudo analisa retrospectivamente 75 pacientes diagnosticados e tratados por carcinoma de orofaringe no Hospital A.C. Camargo entre 1995 e 2010 pela associação de quimioterapia e radioterapia nos estádios III e IV (M0), considerando variáveis sociodemográficas e clínicas e o potencial papel prognóstico das proteínas de regulação do ciclo celular associadas a infecção e carcinogênese pelo HPV p16 e p53 avaliadas por imunoistoquímica.

Resultados:

Analisados 75 pacientes, idade mediana 55 anos, 86,7% sexo masculino, 13,3% sexo feminino. Tabagismo e etilismo estavam presentes em 58,6% e 54,7% respectivamente. Estádio IV foi observado em 80% dos pacientes, e EC III em 20%. Taxa de resposta de 86,6% e probabilidade de sobrevida em 5 anos de 70,2% foram observadas. Extensão do tumor primário T4 versus T1 a T3, tabagismo e etilismo e obtenção de resposta completa ao tratamento demonstraram valor prognóstico significativo. Trinta pacientes tiveram variáveis analisadas à imunoistoquímica associadas ao HPV, p16 e p53 não apresentaram valor prognóstico nesta população.

Conclusão:

As taxas de resposta ao tratamento e sobrevida foram elevados. As variáveis preditoras significativamente associadas ao prognóstico foram extensão do tumor primário, uso de tabaco e álcool, e obtenção de resposta completa.
Biblioteca responsable: BR30.1
Ubicación: BR30.1