Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil dos cursos de graduação em Fonoaudiologia no Brasil / Profile of speech, language and hearing sciences undergraduate courses in Brazil

Depolli, Gabriel Trevizani; Feitosa, Antonio Lucas Ferreira; Costa, Priscila Rufino da Silva; Canuto, Marisa Siqueira Brandão; Alves, Trixy Cristina Niemeyer Vilela.
Audiol., Commun. res ; 25: e2337, 2020. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1131765
RESUMO Objetivo Descrever o perfil dos cursos de graduação em Fonoaudiologia no Brasil. Estratégia de pesquisa Estudo descritivo e exploratório desenvolvido por meio de levantamento documental entre outubro/2019 e março/2020. Realizou-se acesso ao portal on-line do Ministério da Educação e busca manual, empreendida por dois pesquisadores, por todos os sites disponíveis das instituições de ensino superior. Os dados foram inseridos em tabela de contingência e analisados por estatística descritiva. Critério de seleção Cursos ativos e presenciais. Resultados Foram encontrados 134 cursos cadastrados. Após análise dos dados e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 83 instituições foram consideradas. Observou-se que mais de 1/3 dos cursos ativos localizavam-se na Região Sudeste. A maior parte destes cursos tinha duração de oito semestres e eram da rede privada. O ingresso era semestral e por vestibular institucional. Os cursos eram coordenados por fonoaudiólogos e o trabalho de conclusão de curso possuía formato de artigo científico. A carga horária dos cursos variou entre 3030 e 3360 horas, o estágio supervisionado entre 520 e 684 horas e as atividades complementares entre 100 e 450 horas. Os cursos obtiveram, em média, conceito 3 nos exames de desempenho de estudantes e curso, na última avaliação. Conclusão Os cursos de Fonoaudiologia no Brasil são semelhantes, no que diz respeito ao número de semestres e conceitos de desempenho, mas diferem em carga horária. Os cursos devem se esforçar para seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais e prezar pelo aprendizado completo do discente, para que o perfil do egresso seja condizente com o que consta no planejamento do curso.
Biblioteca responsable: BR663.1