Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Composição corporal de adolescentes pós-púberes avaliada pela absortometria radiológica de dupla energia e relações com a idade cronológica / Body composition in post-pubertal adolescents measured by dual-energy x-ray absorptiometry and relationship with chronological age

Fonseca Junior, Sidnei Jorge; Dias Neto, José Marinho Marques; Vasconcellos, Marcelo Barros de; Martinez, Eduardo Camillo; Nascimento, Maria Aparecida de Luca.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 25(1): 25-30, jan-abr. 2021.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1151401
O objetivo do estudo foi analisar a composição corporal com utilização do DXA e correlacioná-la com a idade cronológica em adolescentes pós-púberes, de ambos os sexos. Participaram da pesquisa 46 adolescentes em fase pós-puberal, sendo 27 meninas (17,23±0,98) e 19 meninos (17,65±0,74) de ensino médio de uma escola estadual da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas uma anamnese, avaliação antropométrica e o DXA para avaliações. O teste U de Mann Whitney e o coeficiente de correlação de Spearman foram utilizados, adotando P<0,05 para significância. Verificou-se que as meninas apresentam composição corporal diferentedos meninos (P<0,05) e que com o aumento da idade elas tendem a diminuir o percentual de gordura, embora tenha sido observado um quantitativo alto de meninas com percentual de gordura elevado. Os meninos apresentaram uma tendência de aumento do percentual de gordura e da massa magra com o aumento da idade. As medidas de conteúdo e densidade mineral ósseo dentro da normalidade, com tendência de aumento com o avanço da idade cronológica. Conclui-se que os grupos masculino e feminino apresentaram comportamentos diferenciados quanto à composição corporal e os valores apresentados trazem mais um complemento à literatura a respeito de referências para a composição corporal, obtida com o DXA, em adolescentes pós-púberes.
Biblioteca responsable: BR513.1