Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desafios da COVID-19 nas instituições de longa permanência para idosos em países hispano-americanos / COVID-19: challenges in long-term care facilities for older adults in Hispanic American countries

Wachholz, Patrick Alexander; Jacinto, Alessandro Ferrari; Melo, Ruth Caldeira de; Dinamarca-Montecinos, José Luis; Boas, Paulo José Fortes Villas.
Geriatr., Gerontol. Aging (Online) ; 14(4): 259-266, 31-12-2020. tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1151612

INTRODUÇÃO:

Pouco se sabe sobre o enfrentamento e a mitigação da COVID-19 em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) na América Latina.

OBJETIVO:

Descrever como os gestores de ILPIs de países hispano-americanos planejaram e adequaram suas rotinas de enfrentamento da COVID-19 e se foram capazes de cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

METODOLOGIA:

Estudo transversal baseado na aplicação de uma pesquisa on-line dirigida aos gestores de ILPIs situadas em países hispano-americanos. Um questionário de 46 questões (adotando os princípios da OMS) foi enviado aos participantes. Estatística descritiva foi usada para resumir os dados.

RESULTADOS:

Vinte e três gestores responderam à pesquisa, totalizando 874 idosos (5 min - 270 máx); um questionário foi excluído por falta de respostas. Quatorze ILPIs (63,60%) eram privadas com fins lucrativos. A taxa de adesão às recomendações da OMS foi superior a 70% para a maioria das questões. Pouco mais da metade das instituições elaborou um plano estratégico de enfrentamento, ou identificou estratégias para lidar com óbitos de casos suspeitos. Dificuldade para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) foi relatada por 59,10% das ILPIs investigadas. A capacidade de testagem para o SARS-Cov-2 foi reduzida (36,36% das instituições não dispunham de nenhum teste).

CONCLUSÕES:

A taxa de adesão às recomendações propostas pela OMS para o enfrentamento da COVID-19 foi superior a 70% para a maioria das ILPIs investigadas. Planos estratégicos de enfrentamento foram elaborados em pouco mais da metade das instituições. A disponibilidade de EPIs e a capacidade de testagem para o SARS-Cov-2 mostraram-se bastante insatisfatórias.
Biblioteca responsable: BR275.1
Ubicación: BR275.1