Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ocorrência de enteroparasitos em escolares no município de Bandeirantes, Paraná, Brasil / Occurrence of enteroparasites in schoolchildren in the city of Bandeirantes, Paraná, Brazil

Almeida, Thayany Magalhães de Almeida; Ogawa, Liza; Melo, Simone Cristina Castanho Sabaini; Otomura, Flávio Haragushiku.
Semina cienc. biol. saude ; 41(1): 31-42, jan./jun.2020. Tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1224579
O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de enteroparasitos em escolares do 6º ao 9º ano de uma escola de rede pública de ensino do município de Bandeirantes, Paraná, e abordar ações educativas na prevenção dos parasitos intestinais. As amostras fecais foram processadas pelos métodos de sedimentação espontânea, centrífugo-flutuação em sulfato de zinco a 33% e Kato-Katz modificado. Para análise da associação dos resultados e os dados obtidos do questionário epidemiológico foram realizados os testes de qui-quadrado (χ2), exato de Fisher e razão de chances (Odds Ratio-OR), com nível de significância de 5%. Das 112 amostras fecais analisadas, 9,8% (11/112) foram positivas para algum enteroparasito. Em 10 amostras foi constatado monoparasitismo para os seguintes parasitos Giardia sp 36,3% (4/11); Entamoeba coli 27,3% (3/11); Iodamoeba butschlii 9,1% (1/11); Endolimax nana 9,1% (1/11) e Enterobius vermicularis 9,1% (1/11). O poliparasitismo foi observado em apenas uma amostra, com Endolimax nana e Iodamoeba butschlii. Não foram observadas diferença significativas (p>0,05) entre as variáveis associadas aos resultados das análises de fezes. As ações educativas abrangeram 88,9 % (273/307) dos escolares. Os parasitos E. coli, I. butschlii e E. nana,apesar de serem comensais ao trato intestinal humano, são indicadores de falha na higiene pessoal, já que o seu mecanismo de transmissão se dá pela via fecal-oral. Contudo, apesar da baixa frequência encontrada, pode se observar que há circulação por parasitos intestinais na população em estudo,fortalecendo a importância de ações educativas no papel da prevenção, que auxiliam na higienização pessoal e dos alimentos de forma adequada (AU)
Biblioteca responsable: BR512.1
Ubicación: BR512.1