Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uso de infusões de plantas medicinais no controle de Candida albicans em escovas dentarias / Use of infusions from medicinal plants to control Candida albicans on toothbrushes

Cota de Jesus, Tereza; Bonfim Santos, Glisely Andrea; Kozusny Andreani, Dora Inés; Rodrigues Frias, Danila Fernanda.
Rev. cuba. plantas med ; 24(4): 1-15, 2019. tab
Artículo en Portugués | MTYCI | ID: biblio-1247376

Introdução:

As escovas dentais possuem carga elevada de microrganismos e se contaminam, principalmente a partir do contato com a cavidade bucal.

Objetivo:

O objetivo neste trabalho foi avaliar a atividade antifúngica de infusões de plantas medicinais para o controle de Candida albicans em escovas dentarias.

Métodos:

As plantas medicinais utilizadas foram Camellia sinensis (L.) Kuntze (chá branco, chá preto, chá verde), Matricaria chamomilla L. (camomila), Pimpinella anisum L (erva doce), Cinnamomum zeylanicum L (canela), Caryophyllus aromaticus L. (cravo-da-índia), Mentha piperita L. (hortelã), Eugenia uniflora L (pitanga). Para o preparo das infusões utilizou-se 100 mL de água destilada para cada 1g de folhas de material desidratado, deixado em infusão por 5 minutos. As escovas foram mergulhadas por 15 minutos em solução fúngica contendo 1,2x 106 UFC mL-1. As escovas foram submergidas nos diferentes tratamentos, por 15, 30, 60, 120, 240, 480 minutos. Em seguida as mesmas foram colocadas em solução de NaCl (5%) e agitadas, 0,1mL da solução obtida foi utilizada para inoculação de placas de ágar Sabouraud e incubadas a 37ºC por 24 horas.

Resultados:

Observou-se que todos os tratamentos foram eficazes após 480 minutos de contato com as escovas, porém, as infusões de hortelã e pitanga, demonstraram a mesma eficácia da clorexidina no tempo de 30 minutos.

Conclusões:

concluiu-se que as infusões testadas demonstraram eficácia na desinfecção de escovas dentais contaminadas com Candida albicans o que nos permite afirmar que as plantas medicinais constituem uma alternativa para desinfecção antifúngica bastante viável, desde que seja utilizada na concentração e por tempo adequado.
Biblioteca responsable: BR1.1