Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A VIVÊNCIA DO PRECONCEITO APÓS A REVELAÇÃO DA SOROPOSITIVIDADE PARA O HIV / EXPERIENCE PREJUDICE AFTER THE DISCLOSURE OF SEROPOSITIVITY FOR HIV

Gomes, Marcia Pereira; Barbosa, Diogo; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; da Silva, Girlene; de Souza, Fabiana Assumpção; e Silva, André Luís Brugger.
Rev. Rede cuid. saúde ; 15(1): [47-56], 15/07/2021.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1282399
Este estudo teve por objeto o processo de diagnóstico da soro positividade para o HIV e por

objetivos:

descrever processo de revelação do diagnóstico positivo para HIV e discutir a vivência do preconceito e suas consequências para vida cotidiana.

Método:

Entrevistas com 49 pessoas que vivem com HIV (PVHIV). Técnica de análise de conteúdo lexical, com auxílio do software Iramuteq 0.7 alpha 2.

Resultados:

As condições de vida de pessoas que vivem com HIV são permeadas pelo estigma, preconceito e discriminação. A revelação do diagnóstico para a sociedade não é uma tarefa fácil e nem sempre ocorre. Após impacto inicial do diagnóstico, a vida segue com mudanças cotidianas, os sentimentos de desespero e medo são aplacados com o tempo, entretanto o preconceito persiste.

Conclusão:

Os resultados mostram complexo cenário de se (con) viver com o vírus e /ou com a síndrome. A descoberta do diagnóstico, aceitação, decisão sobre revelação, reunir meios de enfrentamento do preconceito e prosseguir vivendo, exige que PVHIV tenham suporte e se reprogramem para enfrentar desafios diários.
Biblioteca responsable: BR97.1