Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A equoterapia como recurso fisioterapêutico junto a indivíduos com diagnóstico de paralisia cerebral / Equine-assisted therapy as a physiotherapy research next to individuals with diagnosis of cerebral paralysis

Freire, Victor Hugo de Jesus; Cardoso, Náthila Lorrana Silva; Ramos, Layane Andressa Martins; Da Silva, Jaqueline Pinheiro; Soeiro, Ana Cristina Vidigal.
Fisioter. Bras ; 21(1): 23-30, mar 8, 2020.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1282564

Introdução:

A equoterapia é um método terapêutico utilizado na reabilitação e educação de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiência, caracterizado pelo uso do cavalo e por uma abordagem multidisciplinar, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo.

Objetivo:

Compreender as repercussões biopsicossociais da equoterapia na reabilitação de indivíduos diagnosticados com paralisia cerebral, tomando como eixo de análise os ganhos físicos, sociais e psicológicos.

Métodos:

Estudo exploratório, observacional e descritivo, com delineamento quanti-qualitativo, realizado no Centro Interdisciplinar de Equoterapia (CIEQ-PA), em Belém/PA, mediante a aplicação de questionários com 10 responsáveis/acompanhantes, 6 profissionais da equipe multiprofissional e 1 fisioterapeuta. Os dados foram analisados com estatística descritiva simples e através da organização das respostas por categorias empíricas.

Resultados:

A pesquisa revelou que a equoterapia trouxe benefícios físicos, psicológicos e sociais às pessoas com diagnóstico de PC, com destaque para a melhora da postura e equilíbrio, bem como das interações sociais, o que reflete sua importância como uma estratégia para potencializar a inclusão social desses indivíduos.

Conclusão:

Os achados demonstram que se trata de uma modalidade terapêutica transversal e um campo de atuação da fisioterapia com impactos positivos na reabilitação biopsicossocial e no desenvolvimento global dos indivíduos. (AU)
Biblioteca responsable: BR1561.1