Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A fisioterapia no pós-operatório de revascularização do miocárdio: reflexões sobre a reabilitação no enfoque da integralidade em saúde / Physical therapy in postoperative period after myocardial revascularization: comments about the rehabilitation with the focus of health integrality

De Almeida, Beatriz Rodrigues; Sassim, Paulo Vitor de Souza; Carrera, Gabrielli Andreza Gomes; Martins, Bruna Figueró; Soeiro, Ana Cristina Vidigal.
Fisioter. Bras ; 21(1): 31-38, mar 8, 2020.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1282567

Introdução:

A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) é um procedimento recomendado para pacientes com estreitamentos ou bloqueios importantes das artérias coronárias. No pósoperatório, a fisioterapia cardiorrespiratória é parte essencial no processo de reabilitação, pois objetiva reestabelecer a condição física, psíquica e social, favorecendo a retomada das atividades cotidianas de modo ativo e participativo.

Objetivo:

Identificar as repercussões biopsicossociais da CRM e discutir as contribuições da Fisioterapia no contexto da reabilitação, com enfoque na integralidade das ações.

Métodos:

Estudo exploratório e descritivo, realizado com 10 pacientes em atendimento fisioterapêutico cardiorrespiratório. A coleta de dados foi realizada com uso de questionário semiestruturado, projetado para responder aos objetivos da pesquisa.

Resultados:

A maioria dos participantes tinha fatores de risco para cardiopatias e realizaram CRM há mais de 2 meses. De modo geral, as limitações decorrentes da cirurgia impactam nas atividades cotidianas e ocupacionais, com repercussões psicológicas importantes que precisam ser valorizadas e acolhidas pela equipe de saúde. Mesmo descrevendo várias limitações associadas ao período posterior à cirurgia, todos os participantes avaliaram a fisioterapia como importante para a melhora da qualidade de vida.

Conclusão:

A atuação da fisioterapia na reabilitação pós-cirúrgica deve priorizar uma abordagem que contemple a integralidade como princípio estruturante do cuidado em saúde, o que demanda a problematização do tema no campo da formação e prática profissional. (AU)
Biblioteca responsable: BR1561.1