Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Papel causal do sexo nas artroplastias de quadril: quadril acometido, diagnóstico prévio e tempo de internação / Causal role of gender in hip arthroplasty: affected hip, previous diagnosis and hospitalization duration

Nogueira, Danilo Lustosa; Silva Junior, João Ferreira; Nascimento, Ana Letícia Santos do; Mendonça, Ana Carolina Sá; Cavalcante, Tamires Barradas; Almeida, Raul Frankllim de Carvalho.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 14(2): 393-403, abr-jun 2021.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1290663
O objetivo deste trabalho foi analisar uma relação causal entre o sexo dos pacientes que realizaram artroplastia de quadril quanto ao quadril acometido, diagnóstico prévio, tipo de artroplastia e tempo de internação. Trata-se de estudo retrospectivo e transversal com 100 pacientes de um serviço de ortopedia que realizaram artroplastia total (ATQ) e parcial (APQ) de quadril. A amostra foi coletada entre março de 2018 a janeiro de 2019. A análise consistiu de um modelo causal comparativo entre homens e mulheres através de escore de propensão. As covariáveis foram ilustradas pelo Gráfico Acíclico Direcionado (DAG). O sexo do paciente associou-se causalmente com o quadril acometido (p = 0.038), diagnóstico prévio - osteoartrose ou fratura do colo do fêmur (p = 0.004) e tempo de internação (p < 0.001) mas não explicou a escolha do tipo de artroplastia (p = 0.385). O quadril esquerdo foi mais acometido nos homens (71%). As mulheres tiveram diagnóstico prevalente de fratura de fêmur (69,3%) e os homens por osteoartrose (65,7%). 71% dos homens realizaram ATQ e as mulheres não diferiram. Os homens ficaram internados -2.12 dias que as mulheres. O sexo apresentou uma relação causal com o quadril acometido, o diagnóstico prévio e o tempo de internação nas ATQ, mas não se associou ao tipo de artroplastia.
Biblioteca responsable: BR1934.9