Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avanços sobre o Zika vírus pós-pandemia: uma revisão de literatura / Advances on the post-pandemic Zika virus: a literature review

Campos, Daniel Melo de Oliveira; Silva, Maria Karolaynne; Azevedo, Arthur Antunes Coimbra; Oliveira, Jonas Ivan Nobre.
Rev. méd. Minas Gerais ; 31: 31208, 2021.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1292616

Introdução:

A infecção emergente pelo Zika vírus (ZIKV) tornou-se uma ameaça à saúde global devido à associação com anormalidades neurológicas graves a síndrome de Guillain-Barré (SGB) em adultos e a síndrome congênita do Zika vírus (SCZ) em neonatos. O presente trabalho tem como intuito descrever os avanços sobre esta infecção relacionados aos aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnóstico, prevenção e tratamento. Revisão da Literatura Realizou-se uma revisão literária por meio de buscas bibliográficas nas bases de dados online LILACS, MEDLINE, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores "Zika Virus", "Guillain-Barre Syndrome", "Zika Virus Infection", "Microcephaly", e "Congenital abnormalities", enfatizando os estudos realizados após o surto 2015- 2016 no Brasil. Discussão O ZIKV já circulava no Brasil em 2013, um ano antes do que foi sugerido durante o surto. O teste molecular RT-PCR é o primeiro procedimento para a confirmação da doença, seguido pelo ensaio sorológico MACELISA. Embora a SCZ apresente achados neurológicos não patognomônicos nos fetos, exames radiológicos revelaram anormalidades mais comumente encontradas, destacando a microcefalia com padrão singular de "gaveta". Até o momento, não existem tratamentos antivirais e as vacinas não demonstram ser uma alternativa conveniente. Os alvos candidatos para o desenvolvimento destes medicamentos são as proteínas flavivirais NS1 e NS5, e a protease NS2B-NS3.

Conclusão:

Estes aspectos discutidos apontam a necessidade da criação de medicamentos antivirais e contribuem para o desenvolvimento de protocolos eficientes tanto no combate a novos surtos, como ao diagnóstico voltado a detecção do ZIKV e achados neurológicos da SCZ, possibilitando um tratamento mais eficaz ao paciente.
Biblioteca responsable: BR1561.1