Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise proteica, calórica e antropométrica de pacientes submetidos à fisioterapia convencional e cicloergômetro de membros inferiores em UTI: estudo piloto / Protein, caloric and anthropometric analysis of patients submitted to conventional physiotherapy and cycle ergometer of inferior members in ICU: a pilot study

Souza, Renata Cristina Dalves de; Andrade, Nayanne Paula de; Carvalho, Eliane Maria de; Melo, Fernanda Godoi.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 11(4): 631-639, 20210802. ilus, tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1348943

INTRODUÇÃO:

A desnutrição proteico-energética é definida como resultado da deficiência calórica e/ou proteica, podendo causar alterações na composição corporal como a sarcopenia, no estado mental, na funcionalidade e consequentemente prejudicar o desfecho clínico.

OBJETIVO:

Avaliar oferta energética e proteica de pacientes críticos, submetidos à fisioterapia convencional associada ao cicloergômetro ativo (ou unicamente a fisioterapia convencional) e correlacionar com os dados antropométricos, e a escala MRC e Perme Escore. MATERIAL E

MÉTODOS:

estudo piloto com pacientes críticos internados na UTI, divididos entre grupo controle (GC) e experimental (GE). Todos foram avaliados pela escala MRC e PERME escore e submetidos a medidas antropométricas. Após 8 dias de intervenção fisioterapêutica convencional (GC), ou clicoergômetro ativo associado a abordagem convencional (GE), eles foram reavaliados. O aporte proteico e calórico de todos foram avaliados todos os dias.

RESULTADOS:

Houve redução significativa de medidas de circunferência de panturrilha no GC e perda não significativa de medidas no GE (p=0,001). O nível de adequação calórico e proteico foi de 73,9% e 69,5% respectivamente. Não houve diferença significativa entre os grupos.

CONCLUSÃO:

A mobilização com o cicloergômetro parece exercer efeito positivo na preservação da massa muscular em membros inferiores de pacientes críticos. No entanto, estudos que avaliam a medida de massa muscular em membros inferiores de modo mais controlado são necessários para comprovar essa hipótese.
Biblioteca responsable: BR333.2