Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Infecção cervicofacial grave de origem odontogênica: relato de caso / Severe cervicofacial infection of odontogenic origin: case report

Meneses-Santos, Daniela; Rodrigues, Cristovão Marcondes de Castro; Oliveira, Mirlany Mendes Maciel; Almeida, Vinicius Lima de; Reis, Danyella Carolyna Soares dos; Batista, Jonas Dantas.
RFO UPF ; 25(2): 254-259, 20200830. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1357799

Introdução:

as infecções odontogênicas tem como principal origem a necrose pulpar com invasão bacteriana no tecido periapical e periodontal, podendo levar à formação de quadros de celulite e posteriormente de abscesso, além disso, possuem o potencial de disseminar-se pelos espaços faciais profundos e comprometer a vida do paciente. Complicações graves, decorrentes dos quadros de infecções odontogênicas, podem ocorrer, se o tratamento instituído não for adequado, como trombose do seio cavernoso, abscesso cerebral, mediastinite e até óbito.

Objetivo:

discutir o manejo das infecções odontogênicas disseminados em espaços faciais profundos, através do relato de caso clínico. Caso clínico paciente de 52 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2, com infecção odontogênica, no exame clínico inicial apresentava trismo, disfonia, dispneia, disfagia, hiperemia e edema em lado esquerdo da face, envolvendo os espaços canino, bucal, submandibular e cervical além de unidades dentárias com foco infeccioso. Em exame de tomográfica computadorizada, observou-se desvio da via área, presença de um grande volume de gás e de lojas de infecção. Optou-se como tratamento a remoção dos focos dentários e drenagem intraoral foi realizada pela equipe da CTBMF com anestesia local e posteriormente drenagem sob anestesia geral, intubação com uso de fibroscopia pela equipe de cirurgia cabeça e pescoço. Considerações finais as infecções odontogênicas que envolvem espaços faciais profundos devem ser tratadas com urgência e o tratamento de escolha dessa condição deve ser remoção imediata do foco infeccioso, exploração e drenagem rápida e agressiva dos espaços faciais envolvidos e associação com antimicrobianos de amplo espectro com características bactericidas.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1