Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vulnerabilidade de mulheres às infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo uterino em uma unidade prisional / Women's vulnerability to sexually transmitted infections and cervical cancer in a prison

de Oliveira, Jorge Luis Tavares; Pacheco, Zuleyce Maria Lessa; Senna, Cristina Arreguy.
Rev. APS ; 23(4): 853-872, 2021-06-23.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1358359

Objetivo:

Compreender estado de vulnerabilidade de mulheres em condição de reclusão de uma instituição prisional acerca das infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo de útero.

Método:

Pesquisa qualitativa exploratória alicerçada no referencial conceitual de vulnerabilidade individual, social e programática realizada com 28 mulheres em reclusão. Dados coletados de forma cursiva por formulário e tratados por análise de conteúdo temático-categorial.

Resultado:

Emergiram duas categorias Percepções e compreensão das reclusas sobre infecções sexualmente transmissíveis e medidas adotadas para preveni-las e Práticas educativas e concepções sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo de útero.

Conclusão:

Há fragilidades no sistema prisional relacionadas à efetividade de ações educativas, preventivas e assistenciais perante a saúde reprodutiva e sexual das mulheres em reclusão. A equipe multiprofissional juntamente com o enfermeiro necessita efetivar ações preventivas e educativas nas prisões para evitar o adoecimento dessa população vulnerável da mesma maneira que são realizadas nas unidades básicas de saúde da rede pública.
Biblioteca responsable: BR378.1